Logo O POVO+
Fortaleza: título da Copa do Nordeste aumentará protagonismo
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza: título da Copa do Nordeste aumentará protagonismo

A bonita festa da torcida do Sport no empate da quinta-feira por 1 a 1, na Arena Pernambuco, certamente será igualada ou superada aqui no Castelão, mas em campo o Fortaleza terá que jogar mais futebol do que fez no primeiro encontro
Sport e Fortaleza fizeram o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste 2022 na Arena Pernambuco (Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC)
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC Sport e Fortaleza fizeram o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste 2022 na Arena Pernambuco

Invicto na temporada 2022 após 15 jogos, o Fortaleza tem a oportunidade de conquistar neste domingo mais um título da Copa do Nordeste, o seu segundo. A bonita festa da torcida do Sport no empate da quinta-feira por 1 a 1, na Arena Pernambuco, certamente será igualada ou superada aqui no Castelão, mas em campo o Fortaleza terá que jogar mais futebol do que fez no primeiro encontro para vencer no tempo normal - empate leva a decisão para os pênaltis. Não que o Sport, em evidente crescimento na temporada, tenha sido melhor - não foi - mas o jogo ganhou contornos de equilíbrio desproporcionais ao melhor elenco do Tricolor.

Em relação aos atacantes do Fortaleza, setor que Vojvoda mexe muito, o técnico mais uma vez deixou Moisés e Romero no banco contra o Sport, como tinha sido na semifinal diante do Náutico. Jogaram Robson e Kayzer, que não foram bem no Recife. A insistência do técnico em manter Moisés no banco não tem explicação lógica, assim como a manutenção de Jussa entre os titulares.

Vojvoda tem um trabalho espetacular no clube, um dos melhores do Brasil taticamente, em aproveitamento do elenco e motivação, mas não está imune às críticas. O flerte com a teimosia gera consequências nem sempre positivas, ainda mais numa final de torneio da importância da Copa do Nordeste. Atuando em casa e com um elenco melhor e mais caro, o Fortaleza vê o título em disputa como consequência da sua construção como protagonista recente do futebol brasileiro.

Sem jogos inéditos e com equipes familiares de torneios anteriores, o Brasil conheceu seus adversários na Copa do Catar. São dois times europeus, Sérvia e Suíça, além de Camarões, sempre tradicional representante africano. Pelas possibilidades do sorteio, realizado na sexta-feira passada, os comandados de Tite poderiam ter pela frente um grupo muito mais pesado, mas também havia potencial para um grupo fácil, como foi o caso da Inglaterra. No fim, a Seleção Brasileira acabou por ficar com oponentes medianos. São jogos perigosos, mas o Brasil é muito favorito para ficar com o primeiro lugar. A partir das oitavas a certeza é de adversários bem mais complexos.

A Copa do Catar tem início no dia 21 de novembro e serão quatro jogos logo no primeiro dia, algo raríssimo em tempos recentes. A final está marcada para o dia 18 de dezembro. A partir de 2026 a Copa do Mundo terá 48 seleções em sua fase final, com 16 grupos de três equipes, se classificando duas para a fase de mata-mata, um regulamento inchado e sem nexo, absolutamente político e sem preocupação com a qualidade técnica da competição. O torneio terá como sede Canadá, Estados Unidos e México.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?