Logo O POVO+
Série A: Ceará e Fortaleza começam mal e reação urgente é necessária
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Série A: Ceará e Fortaleza começam mal e reação urgente é necessária

Vovô perdeu em casa por 1 a 0 para o Bragantino, enquanto o Leão entra em campo neste domingo, 1º, para encarar o Corinthians em São Paulo
Ceará e RB Bragantino se enfrentam pela 4ª rodada do Brasileirão Série A 2022, na Arena Castelão.  (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Foto: Aurélio Alves/O POVO Ceará e RB Bragantino se enfrentam pela 4ª rodada do Brasileirão Série A 2022, na Arena Castelão.

Depois de um primeiro tempo bastante ruim, com setores do time espaçados e pouca combatividade, o Ceará conseguiu melhorar na segunda etapa, mas não foi capaz de ao menos empatar com o bom e invicto Bragantino, no Castelão, neste sábado. O domínio do Alvinegro no segundo tempo - já perdendo após lindo gol de Ytalo - esbarrou nos erros de passes em lances próximos ao gol e nas falhas de finalização, além de ausência de chances reais, justamente pela falta de presença competente na área.

Agora são dois jogos em casa na Série A e duas derrotas, cenário preocupante porque fazer os pontos como mandante é fundamental. Com três pontos em nove disputados, são apenas 33% de aproveitamento. Sobre as vaias após o apito do árbitro, certamente não foi por falta de empenho dos atletas. A frustração é pelo desempenho técnico.

Ainda sobre o Ceará, é muito boa a iniciativa da marca própria do clube em lançar chuteiras, como ocorreu em evento na sexta-feira que passou. A meta de vender 500 mil pares até o fim do ano é audaciosa e, sem dúvida, é um marco muito positivo que deverá ser reproduzido por outras equipes que também utilizam a marca própria.

Na partida contra o Corinthians, neste domingo, o Fortaleza entrará pressionado porque começou mal demais o certame. Por mais que o encontro seja fora de casa, em um ambiente sempre complicado, já são duas derrotas na Série A e uma terceira fará a equipe seguir na lanterna, sem pontos ganhos. Como não dá pistas de escalação, o que se espera do técnico Vojvoda é uma equipe formada pelos melhores atletas do elenco, a não ser aqueles que estejam com fadiga a ponto de risco de contusão. O Brasileirão não aguenta desaforo - perder para o Cuiabá deixou lição evidente - e a partida contra o River Plate é apenas na quinta-feira e há tempo para recuperação física.

Melhor campeonato nacional do planeta, a Premier League vê um briga sensacional pelo título entre Manchester City (83 pontos) e Liverpool (82 pontos). Dois times montados ofensivamente, com rara ocupação correta de espaço, agressividade, qualidade técnica e índice marcante de posse de bola, além de atletas extremamente comprometidos com alta intensidade. Restam quatro rodadas e para se ter uma ideia do domínio de ambos, o City tem 84 gols marcados e o Liverpool tem 86. Defensivamente, tomaram respectivamente 21 e 22 gols, ou seja, melhores ataques e melhores defesas para não deixar nenhuma dúvida.

Neste sábado o Real Madrid foi campeão espanhol pela 35ª vez. Ao golear o Espanyol por 4 a 0, abriu 17 pontos do segundo colocado - o Sevilla - faltando ainda quatro rodadas. Com muitos brasileiros protagonistas - Militão, Casemiro, Rodrygo e Vinicius Jr - é justamente do hoje reserva Marcelo o recorde especial. Com 24 títulos pelo clube, é o atleta com maior número de taças oficiais conquistadas vestindo a histórica camisa branca. Aos 33 anos, o carioca tem um caminho brilhante no futebol.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?