Logo O POVO+
Fortaleza 1x2 Flamengo: erros, méritos e duelos que determinaram o resultado
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza 1x2 Flamengo: erros, méritos e duelos que determinaram o resultado

Com o 1 a 1, dois lances fundamentais decidiram o jogo, justamente duas falhas do Fortaleza
Tipo Opinião
O Castelão recebeu 49.101 pagantes (Foto: Julio Caesar)
Foto: Julio Caesar O Castelão recebeu 49.101 pagantes

A escalação do Fortaleza diante do Flamengo surpreendeu - vários reservas entraram em campo - mas em absoluto teve relação direta fundamental com a derrota por 2 a 1, de virada, no Castelão. A postura da equipe foi boa diante da tática armada, que era clara: entregar a bola ao Flamengo, que ficou com 70% do total de posse na partida, evitar que o time do Rio de Janeiro chegasse ao seu gol e aproveitar os contra-ataques. 

No primeiro tempo o Flamengo foi controlado e com exceção de uma boa chance para cada lado, os goleiros tiveram pouco trabalho. No segundo tempo, aos 16 minutos, um pênalti claro e bem batido por Bruno Melo deu vantagem ao Fortaleza. A jogada que gerou o gol foi uma rara chegada ofensiva do time. 

A partir de então, o Tricolor desceu ainda mais a sua marcação e ao chamar o Flamengo para seu campo, permitiu o empate, em pênalti não claro convertido por Gabriel. O lance do zagueiro Quintero gerou polêmica e muita reclamação. O colombiano subiu com Rodrigo Caio e, de costas, nem viu a bola tocar em seu braço direito. Eu não marcaria, mas o árbitro de vídeo, Wagner Reway, interpretou como falta. É cenário de interpretação, com a qual não concordo. Reway foi árbitro de Botafogo 0x1 Fortaleza, também na atual Série A, que não deu um pênalti claro sobre Wellington Paulista no Rio de Janeiro.

Com o 1 a 1, dois lances fundamentais decidiram o jogo, justamente duas falhas do Fortaleza. A primeira: Edinho, em jogada de Osvaldo, perdeu um gol inacreditável, daqueles que comprovam que o "quem não faz toma" é um ditado essencial. Na sequência, a defesa bobeou feio em uma cobrança de lateral e a jogada terminou na bela finalização de cabeça de Renier. A virada, aos 90 minutos de jogo, estava consolidada, em uma partida com 11 finalizações e 12 escanteios para o Flamengo, seis finalizações e quatro escanteios para o Fortaleza, além de 24 faltas anotadas - apenas oito do elenco comandado por Rogério Ceni.

O resultado, frustrante para o Fortaleza, especialmente da forma que foi construído, deixa o time com 28 pontos, mais perto da zona de rebaixamento, aberta pelo o CSA com 26 e seguido do Cruzeiro, com 25. No próximo sábado o desafio é contra o Grêmio.

LEIA MAIS: 

Felipe Alves critica arbitragem após derrota do Fortaleza diante do Flamengo

Pelo Brasileirão, Fortaleza levou gols nos últimos dez minutos sete vezes

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?