Logo O POVO+
As contas para Ceará e Fortaleza permanecerem na Série A: projeção real de pontos, fator Cruzeiro e outros adversários
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

As contas para Ceará e Fortaleza permanecerem na Série A: projeção real de pontos, fator Cruzeiro e outros adversários

Cearenses vão precisar somar entre 39 e 43 pontos para estarem na primeira divisão na próxima temporada
Tipo Notícia
Juninho e Ricardinho articulam as principais jogadas de Fortaleza e Ceará (Foto: JULIO CAESAR/O POVO)
Foto: JULIO CAESAR/O POVO Juninho e Ricardinho articulam as principais jogadas de Fortaleza e Ceará

Sem rodeios porque pouco interessa para o tema desta coluna. Hoje, passadas 26 rodadas da Série A, a projeção para Ceará (26 pontos, 16o. lugar), Fortaleza (28 pontos, 15o. lugar) ou qualquer outro clube ficar na primeira divisão é 39 pontos. O número é baseado na classificação atual, pura e simplesmente.

Ocorre que o aproveitamento base para o cálculo muda rodada após rodada. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, fez a projeção usando a média histórica de pontos já baseada no crescimento dos times que brigam para não cair nas 12 rodadas finais da competição. "A partir deste cálculo e levando em conta as variações padrão, 41 é o número para escapar", sinaliza.

Outro fator relevante, de acordo com Thiago, é o possível crescimento do Cruzeiro. O time mineiro hoje tem 25 pontos e está na 18a. colocação. "Avaliei um cenário com o Cruzeiro conseguindo a sequência que precisa e nesse caso a pontuação para os cearenses escaparem chega aos 43 pontos", avalia.

Além do time mineiro, hoje os principais concorrentes dos cearenses na briga contra o rebaixamento são CSA (26 pontos),  Fluminense (29), Botafogo (30) e e Atlético-MG (32).

O Ceará ainda fará seis jogos como mandante - Vasco, Fluminense, Inter, São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e seis como visitante: Bahia, Palmeiras, Fortaleza, Chapecoense, Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Grêmio, Atlético-MG, Ceará, CSA, Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Cruzeiro, Avaí, Corinthians, Inter, Goiás e Fluminense).

Tomando como base o pior cenário - fazer 43 pontos para escapar do rebaixamento - o Alvinegro teria que somar mais 17 pontos (cinco vitórias e dois empates, por exemplo) e o Fortaleza mais 15 (quatro vitórias e três empates, por exemplo).

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?