Logo O POVO+
Escolinha do Grêmio no Ceará tem mais de 600 alunos e vira núcleo de captação de atletas; 10 treinam em Porto Alegre
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Escolinha do Grêmio no Ceará tem mais de 600 alunos e vira núcleo de captação de atletas; 10 treinam em Porto Alegre

Atualmente são 10 meninos oriundos da escolinha que treinam em Porto Alegre, já recebendo ajuda de custo
Tipo Notícia
O sonho de ser jogador tem busca perene (Foto: Pedro Chaves)
Foto: Pedro Chaves O sonho de ser jogador tem busca perene

O Grêmio não perde tempo na busca por atletas talentosos no Brasil todo e o Ceará ganhou neste mês passado o primeiro núcleo de captação oficial para a equipe gaúcha.

O FutCenter, que tem parceria com o clube desde 2014, conta hoje com mais de 600 alunos matriculados, das categorias sub-5 até a sub-16. A franquia que até então era uma parceria bem sucedida de escolinha, a partir de outubro deste ano passou a ser um núcleo de captação com o objetivo de avaliar, treinar, preparar e enviar, usando critérios conjuntos e específicos, garotos para as categorias de base do Grêmio.

"O resultado do bom trabalho que fizemos durante anos nos colocou neste cenário de núcleo de captação. O Grêmio faz visitas periódicas e também temos torneios nacionais onde os meninos são vistos e avaliados. Usamos guias metodológicos por faixa etária em acordo com o clube e os treinos ocorrem duas vezes por semana', conta Hudson Ferreira, um dos sócios do FutCenter e coordenador técnico do projeto.

Atualmente são 10 meninos oriundos da escolinha que treinam em Porto Alegre, já recebendo ajuda de custo e com todo acompanhamento e anuência dos pais e responsáveis. São quatro meninos do sub-11 e um menino de cada uma das seguintes categorias: sub-12, sub-13, sub-14, sub-15 e sub-16.

Outro ponto relevante é a capacitação dos profissionais. Há analistas de desempenho locais que preparam os atletas com as características técnicas, físicas e táticas buscadas pelo time profissional do Grêmio, facilitando a adaptação por carência de posição.

"Buscamos atletas por todo o Estado do Ceará e nossas avaliações no interior têm tido procura enorme. Também participamos de competições nacionais fora de Fortaleza. Os garotos que têm potencial e condições se mudam para Fortaleza e começam a treinar conosco. Os que avaliamos como grande potencial são enviados para testes no Grêmio e quem passar ganhar a chance de ficar por lá treinando e se preparando para tentar chegar ao profissional, sonho de todos", conta Hudson, que lembra do sucesso do cearense Everton, destaque da Seleção Brasileira no título da Copa América e titular absoluto do Grêmio de Renato Gaúcho.

O FutCenter fica no bairro Patriolino Ribeiro, tem três campos de futebol society e as aulas ocorrem nos períodos da tarde e noite. Mensalidade: R$ 170

LEIA MAIS:

Primeira PSG Academy do Ceará começa a operar em janeiro de 2020; veja imagens do projeto e possíveis valores

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?