Logo O POVO+
O circo que fugiu comigo
Foto de Flávio Paiva
clique para exibir bio do colunista

Flávio Paiva é jornalista e escritor, autor de livros nas áreas de cultura, cidadania, mobilização social, memória a infância. Escreveu os livros

O circo que fugiu comigo

Tipo Crônica

Depois que o circo passou a ter atrações contratadas, com artistas profissionais específicos para cada número, não mais ouvi falar de criança querendo fugir com as companhias circenses. Não que esses espetáculos tenham perdido o encantamento, mas o que magnetizava mesmo a meninada era a autenticidade dos diferentes tipos humanos e suas façanhas de imaginação prática, o atrevimento dos palhaços, a criatividade em estado de improviso e a tensão lúdica diante do perigo.

No picadeiro da minha infância, o circo que levava as curiosidades do mundo e um modo de vida amparado na família de arte e não de sangue fez muitas apresentações que nunca abandonaram a forma com que vejo o mundo e com a qual nele me movo. Isso porque o circo que fugiu comigo atua em um domínio que não é realidade nem ficção. Os artistas do circo que me acompanha são expostos como os atores de teatro, com a diferença de não estarem representando; mostram o que são e do que são capazes com suas habilidades e fragilidades.

Mulheres e homens acrobatas, trapezistas, equilibristas, engolidores de fogo, músicos, dançarinos, telepatas, ilusionistas, contorcionistas, atiradores de faca, mágicos, malabaristas, domadores de feras e palhaços ajudaram meus olhos a ver que somos as nossas possibilidades. E mais, que essas pessoas, por serem um misto de ciganas, eslavas, negras, índias, amarelas e brancas, engrandeceram-me com o tanto de cada uma que trago comigo. O circo é nômade e diverso, colhe e semeia emoções por onde passa.

Os palhaços são seres especiais sempre prontos a atrapalhar a autoridade da perfeição e a revelar que o cômico é um bom truque para flexionar regras e temores. Diante da orquestra fazem percussão em penico; entre as potentes motos do globo da morte aceleram uma mobilete; ao lado do habilidoso equilibrista de pratos sacodem varetas com pratos pregados nas pontas; e no salto de trapézio perdem as calças e fingem vergonha da cueca de bolinhas vermelhas. Os palhaços alertam sobre a ostentação ao mostrar que tudo na vida não passa de uma cambalhota.

A chegada do circo alterava o cotidiano da cidade da minha infância. O desfile de trailers, reboques, jaulas e artistas deixava o lugar mais colorido, mais alegre, mais festivo. Nas ruas, gritei o palhaço das pernas de pau. Vi muitas montagens e desmontagens de circos, a preparação de palcos, picadeiros, cadeiras e poleiros, que era como chamávamos as arquibancadas de tábuas. O levantamento e a retirada da lona em si era um espetáculo. Já adulto, na condição de pai, vi com os meus filhos a animação "Dumbo" (Disney, 1941), e as cenas da montagem do circo, com cada um de todos os integrantes sabendo o que fazer, estava viva em mim.

Leia também | Confira outras crônicas de Flávio Paiva exclusivas para leitores do Vida&Arte

Mesmo sentimento eu tive ao ouvir o tom evocativo de "Mágico", o lirismo de "Palhaço", o som trêmulo e imagético de "Equilibrista", a calorosa faixa com nome do poeta-cantador cearense "Cego Aderaldo" (1878 - 1967) e todo o álbum "Circense" (1980) do músico fluminense Egberto Gismont, com linda participação do maestro mineiro Benito Juarez (1933 - 2020). Em "Mais do que Paixão", o piano de Gismonti abraça as palavras do poeta carioca João Carlos Pádua (1950 - 2009) para dizer que "Não espere nada demais/ de meu coração/ que bate e rebate/ e brinca", como se dissesse que no jogo circense não tem disputa, nem vencedor, só diversão, como nas brincadeiras infantis.

Foto do Flávio Paiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?