Logo O POVO+
TCC, pra quê?
Gal Kury

TCC, pra quê?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Estava eu voltando de algum lugar ordinário num percurso habitual de carro, rádio ligado, cantando a plenos pulmões, quando solenemente fui interrompida por uma propaganda: "faculdade tal, venha fazer parte, duração de 8 meses, e NÃO PRECISA DE TCC"!!! Oi? Queria ter a possibilidade do botão de repeteco, mas em se tratando de rádio não é possível… Achei que tinha escutado errado.

No entanto, pessoa de sorte que sou, estava acompanhada na oportunidade e em uníssono nos questionamos: "você ouviu o que eu ouvi?". 8 meses, sem TCC. Vou repetir a frase, para que talvez você entenda a gravidade. 8 meses, sem TCC.

Num momento em que precipuamente necessitamos da ciência e de todo conhecimento sólido em nossas vidas, abrir mão do mínimo quando se fala em aprendizado, formação de senso crítico e profissionalização, não se torna apenas arriscado, mas coloca em xeque toda sorte de conquista alcançada previamente a custo de muita pesquisa, em que pessoas inconformadas com alguma realidade buscaram trazer à tona problemas inerentes à nossa sociedade.

Atuando como acadêmica há 20 anos ininterruptos e centenas de TCCs orientados entre graduação e pós-graduação, lamento muito em pensar que algumas instituições que, supostamente, deveriam dedicar-se a provocar a geração e execução do saber de forma profícua, renderam-se a uma sociedade preguiçosa, em que um simples artigo de 20 páginas se tornou grande e desnecessário demais que valha a perda de tempo em lê-lo.

Importante mesmo é se ater a resumos, cada vez mais. Será? Em junho de 2021, um relatório publicado pela Unesco mostrou que nos últimos 5 anos o Brasil teve um importante retrocesso na ciência através de cortes de bolsas pelo governo federal e queda no investimento em pesquisa. "A pós-graduação, até então a maior produtora de ciência no país, está entrando em estagnação", disse o cientista Chaimovich.

O emburrecimento será mais um de nossos problemas. Deixaremos de ser uma nação independente intelectual, científica e comercialmente. Nelson Rodrigues adiantou: "A burrice é uma força da natureza".

 

Foto do Articulista

Gal Kury

Articulista
O que você achou desse conteúdo?