Logo O POVO+
Novo café e creperia em Aquiraz
Foto de Bernard Twardy
clique para exibir bio do colunista

Bernard Twardy, um chef de estirpe clássico, chegou ao Ceará há 32 anos para nunca mais deixar a terrinha. A acolhida e a semelhança com o Caribe, onde passou sete anos, o seduziram. Antes, viajou pelo mundo em busca de saberes novos e há mais de duas décadas se dedica à gastronomia do Beach Park e ao fortalecimento da identidade do alimento com pegada Cearense.

Bernard Twardy gastronomia

Novo café e creperia em Aquiraz

Crepe com coração de bananeira, no azeite, alho, cebola e cream cheese e azeitona (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Crepe com coração de bananeira, no azeite, alho, cebola e cream cheese e azeitona

A Associação Tapera das Artes, instituição socioeducativa que oferta projetos pedagógicos para 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, opera desde outubro um espaço muito aconchegante, batizado Serenata Café e Creperia.

Este oásis de frescor e vista privilegiada funciona anexo ao Teatro Tapera das Artes, localizado em Aquiraz. Todo o lucro com a venda de produtos é revertido para fins sociais da instituição.

O projeto conta com parceiros que caminham há um bom tempo, mas apesar da generosidade e fidelidade, ainda passa por muitas dificuldades. O café foi idealizado e começou a ser construído há três anos. Tudo foi montado com múltiplas e generosas mãos, que doaram desde o material de construção até o maquinário da cozinha. A iniciativa conta com recursos do prêmio Criança Esperança e com patrocínio da Brazil Foundation. Para a rotina de produção e atendimento no Serenata, a Associação optou por oferecer treinamento para as mães das crianças que participam dos projetos.

Uma das preciosidades do Café é a linha de crepes chamada "Sabores Perdidos". Ela foi inspirada no trabalho científico da chef Nilza Mendonça, verdadeira enciclopédia dos insumos que a nossa natureza oferece no Nordeste.

Os sentidos aguçados e a mente curiosa da chef Nilza a fazem testar e utilizar tudo que lhe passar pelas mãos, frutos, folhas e flores encontrados na flora cearense, espécies botânicas como macaúba, coco babão, jambo, flor de Bougainville e ervilhas de flamboyant. Algas marinhas também fazem parte do cardápio exótico da linha de crepes. Além desses, serão utilizados palmito do mandacaru, palma forrageira, jaca, coração da bananeira, dentre outros. Eu tive o prazer de trabalhar com a chef quando ela espalhava o seu conhecimento pelo Senac. Ela, com a sua simplicidade e carisma particulares, me "cutucava" e perguntava sobre frutas, grãos e outros potenciais candidatos a panela e ria quando eu ficava com os olhos grandes abertos procurando uma resposta. Nilza saiu do anonimato com o evento Prazeres da Mesa, conquistando os seus idealizadores, que lhe deram a merecida projeção nacional. Esta nova fase consagrou a chef como autora de um imperdível livro, "Em Busca dos Sabores Perdidos", Editora SENAC. Indispensável leitura para qualquer profissional do ramo de gastronomia do Nordeste. Uma dica de consultor, segurem a chef Nilza pelo menos seis meses para firmar a equipe!

 

Serenata Café e Creperia

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Raimundo Coelho 30-118, Parque da Piranha, Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Funcionamento: de segunda a sábado, de 8h às 20h.

Foto do Bernard Twardy

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?