Logo O POVO+
Sabores agridoces
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

Sabores agridoces

Rolinho primavera fica muito bem com molhos agridoces (Foto: ETHI ARCANJO)
Foto: ETHI ARCANJO Rolinho primavera fica muito bem com molhos agridoces

Estamos passando por um período inusitado em nossas vidas. Uma boa parte de nós está confinada em casa, enquanto outros continuam trabalhando, sob riscos, em atividades indispensáveis para evitar a paralisação total da humanidade.

Para a grande maioria que está vivendo o isolamento social, o mix de sentimentos que afloram e se misturam torna este momento paradoxal. Há momentos de tristeza, momentos de apreensão, momentos de tédio e até momentos de alegria, pelo convívio próximo com os familiares.

Por tudo isso, o sabor deste momento é agridoce. Na etimologia da palavra, agridoce seria azedo e doce. Mas o amargo, o salgado e o picante foram adicionados para dar maior complexidade, assim como em nossas vidas, ao sabor. Os asiáticos foram os primeiros a se apaixonarem pelos molhos agridoces. Esses molhos são ótimos acompanhamentos para frituras - rolinhos primavera, pastéis, empanados, e outros.

A aplicação radical dos sabores agridoces está na cozinha tailandesa. Praticamente todos os pratos tailandeses têm no sabor o equilíbrio entre o ácido, salgado, doce e apimentado. E geralmente o equilíbrio é suavizado com o leite de côco. A magia do cozinheiro está em encontrar o equilíbrio perfeito.

Desfrute dos bons momentos de seu confinamento!

 

Molho Agridoce Simplificado Molho Agridoce Tailandês

50 ml de molho de soja shoyu

100g de catchup

50g de açúcar

50 ml de vinagre

200 ml de água

2 colheres de sopa de amido de milho


Modo de preparo:

Aquecer a água e colocar o shoyu, o açúcar e o catchup.

Ferver até dissolver.

Acrescentar o vinagre.

Dissolver o amido de milho com um pouco de água e adicionar aos poucos.

1 dente de alho picado

1 colher de chá de gengibre picado

1 colher de sobremesa de óleo

50 ml de molho de peixe Nam Pla

50 ml de polpa de tamarindo

50 gr de açúcar

Cebolinha verde picada


Modo de PREPARO

Fritar o alho e o gengibre em uma panela com o óleo.

Adicionar o Nam Pla, o açúcar e o tamarindo, e deixar no fogo até levantar fervura.

Finalizar com cebolinha verde.

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?