Logo O POVO+
Dicas para cuidar do seu growler
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Dicas para cuidar do seu growler

Em tempos de quarentena, growlers são práticos para comprar cervejas artesanais para consumir em casa  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Em tempos de quarentena, growlers são práticos para comprar cervejas artesanais para consumir em casa

Neste momento de pandemia o isolamento se faz necessário, mas não é por isso que você deixará de provar aquele rótulo da sua cervejaria ou bar do coração. Com a chegada da Covid-19, muitos estabelecimentos adotaram o delivery, e o growler passou a ser um utensílio fundamental para poder degustar sua cerveja favorita, fresquinha, no conforto de sua casa. Para aqueles ainda não familiarizados com o nome, growler nada mais é do que um recipiente de vidro, cerâmica, alumínio ou pet, que permite transportar a cerveja fresco sem perder suas propriedades como carbonatação, frescor, aroma e sabor.

Usar o Growler é algo muito simples, mas é necessário seguir algumas regras simples em relação aos cuidados e limpeza de seu growler.

Dicas:

1. Leve ele com água quente de preferência, e uma gota de detergente neutro. Chacoalhe bastante, de modo que limpe todo o recipiente e enxague. Um bom enxague é o ponto mais importante, pois assim evita que permaneça no recipiente algum resquício do detergente, que poderá interferir no gosto da cerveja que será posteriormente armazenada no growler.

2. Para limpa-lo, não use, em hipótese alguma, álcool ou qualquer outro produto de limpeza.

3. Deixe-o secando, de preferência de cabeça para baixo, e guarde-o somente quando estiver totalmente seco, se você tentar secar o interior com uma toalha, então você provavelmente vai deixar minúsculas fibras no interior do growler.

4. Manter em local seco quando vazio e com a tampa aberta para evitar o desenvolvimento de bolores e mofos.

5. Quando cheio, o growler deve ser armazenado em local refrigerado

6. No que diz respeito ao transporte, evite batidas ou queda do growler, especialmente os de cerâmica ou vidro, pois podem formar microfissuras.

7. No growler de cerâmica a bebida pode ficar até dez dias, caso envasada sem pressão. Após aberto, o recomendado é consumir o conteúdo imediatamente.

8. A cerâmica tem uma troca de calor mais lenta em relação aos outros recipientes sem cápsula térmica, o que aumenta o tempo da cerveja com temperatura mais baixa.

 

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?