Logo O POVO+
O ministro que não gosta de política e é correspondido
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

O ministro que não gosta de política e é correspondido

Tipo Opinião

Alguém fez crer ao economista Paulo Guedes que, de fato, sua importância para a sustentação do governo Bolsonaro o colocava em plano de equivalência com o presidente da República, apesar de apenas este último ter chegado ao posto levado por um caminhão de votos.

Pode ter sido uma parcial verdade na transição e até nos momentos bem iniciais de governo, mas, talvez, sem que sua inexperiência permitisse captar, o prestígio inabalável lá do começo, daquele "Posto Ipiranga", foi sendo minado pela conjuntura naturalmente turbulenta, agitada e traiçoeira de Brasília. Coisa da política, se querem uma indicação mais clara de quem está por trás de quê.

Guedes nunca gostou de Brasília e sempre passava a ideia de que estar ali, e no governo, era um sacrifício que fazia em nome de algo. Resistiu o que pode a ter um endereço na cidade e preferiu a solidão de um quarto de hotel, correndo para o Rio de Janeiro, onde mora, sempre que uma oportunidade surgia. Apenas recentemente, talvez já começando a entender melhor o mecanismo, sucumbiu à ideia de ter uma casa ali.

O que ainda prende Paulo Guedes ao cargo, minado que esteja, são compromissos com a ideia econômica de liberalismo. O ministro tem uma missão e ela não está ligada a Bolsonaro, que nunca foi um crítico do Estado generoso (é onde está pendurada toda a sua família). Significa que talvez ainda aceite encarar um chefe que até então lhe tem apoiado apenas no discurso e uma classe política, mesmo a que se diz base do governo, que, quando muito, o tolera.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?