Logo O POVO+
O discurso do senador vai ficando a cada dia mais forte
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

O discurso do senador vai ficando a cada dia mais forte

Girão defende ainda que a extensão do horário de funcionamento pode evitar o acúmulo de clientes (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Girão defende ainda que a extensão do horário de funcionamento pode evitar o acúmulo de clientes

O senador Luiz Eduardo Girão, do Podemos, não deixou passar em branco o episódio de ontem com a operação da Polícia Federal em Fortaleza, etapa barulhenta da investigação de indícios de desvios no uso de recursos públicos no combate à Covid-19.

O parlamentar, que coordena a campanha do Capitão Wagner (Pros), é forte no seu discurso: "Fortaleza já não suporta mais ser saqueada por esquemas de corrupção”.

Girão elogia a ação da PF e ignora a crítica feita pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) de que ela pode ter sido pensada na perspectiva de influenciar no processo eleitoral, buscando atingir o candidato que tem seu apoio em Fortaleza, José Sarto. O qual, por coincidência, no mesmo dia da operação apareceria pela primeira vez desbancando o Capitão Wagner e à frente dele numa pesquisa, em números de intenção de voto levantados pelo Ibope.

Em longo vídeo que tem sido veiculado na TV Senado, portanto, de alcance nacional, o parlamentar cearense diz que eram evidentes “os indícios de desvios e má gestão na implantação do Hospital de Campanha desde o início".

Aproveita para questionar as razões que levaram a prefeitura a escolher um estádio de futebol para construi-lo, quando existiam alternativas "mais viáveis e baratas”.

Afiado e parecendo cada vez mais à vontade na política, pelo menos quando está no ataque, Luiz Eduardo Girão também faz uso do longo espaço de alcance nacional para atacar o governador Camilo Santana, mesmo sem citar o nome dele.

Ao lembrar de outra operação recente da Polícia Federal, vinculada à delação de um dos irmãos Batista, da JBS, destacou que aquele dinheiro irrigara de maneira irregular, segundo a denúncia, a campanha eleitoral de 2014 ao governo do Ceará

Pode até não ser estratégico, é possível que não seja focado em tal objetivo, mas o fato é que o empresário Luiz Eduardo Girão vai se consolidando no cenário como uma voz forte de contraposição ao grupo que hoje manda na política cearense, organizado em torno dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes.

Dai para se tentar um voo político mais alto logo adiante, o que poderia representar entrar na disputa para suceder Camilo Santana que agora mantém como alvo de suas críticas, seria um pulo.

Situação que talvez também ajude a explicar seu entusiasmado envolvimento com a campanha do Capitão Wagner em Fortaleza, inclusive transformando-se no seu principal financiador pessoal.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?