Logo O POVO+
Os antecedentes criminais dos jornalistas que ouvirão o ministro
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

Os antecedentes criminais dos jornalistas que ouvirão o ministro

Jornalistas que tentam se credenciar para a cobertura da visita de Paulo Guedes a Fortaleza estão sendo obrigados a apresentar "atestado de antecedentes"
Paulo Guedes é ministro da Economia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Paulo Guedes é ministro da Economia

Novidade importante na confirmada vinda a Fortaleza, quinta-feira próxima, do ministro da Economia, Paulo Guedes: os jornalistas que tentam se credenciar para a cobertura estão sendo obrigados a apresentar "atestado de antecedentes". Uma exigência absolutamente nova, nunca antes apresentada para o acompanhamento de autoridades durante suas passagens pelo Ceará.

O que vem a ser o documento exigido, afinal? Trata-se de uma declaração fornecida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social que informa sobre a existência, ou inexistência, de registro de antecedentes criminais, apresentando a situação no exato momento da pesquisa nos registros informatizados do Instituto de Identificação. Não é uma ficha pessoal do cidadão, mas responde, de maneira negativa ou positiva, em relação a possíveis pendências jurídico-criminais atuais.

Haverá uma coletiva com o ministro programada para 15h30min da quinta, no local programado para uma palestra dele a empresários sobre "A Nova Economia do Brasil - Impactos para o Nordeste" - o Espaço Coco Bambu por Toca -, mas, para acompanhar o evento os repórteres enfrentarão uma inédita burocracia, mais rígida e muito superior àquela registrada até mesmo para acompanhar, em momentos anteriores, aos presidentes da República que por aqui passaram. Sinal dos tempos.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?