Logo O POVO+
Prefeitura amplia prazo para inscrição no Núcleo Gestor do Plano Diretor
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

Prefeitura amplia prazo para inscrição no Núcleo Gestor do Plano Diretor

Interessados tinham até essa terça para se inscreverem, mas aditivo garante mais três dias e a nova data-limite passa a ser 25/10. Metade das 30 vagas sairão do processo
Prefeito Roberto Cláudio (PDT) (Foto: TATIANA FORTES)
Foto: TATIANA FORTES Prefeito Roberto Cláudio (PDT)

A prefeitura de Fortaleza decidiu ampliar o prazo para interessados em se candidatar às vagas destinadas a representantes da sociedade civil para composição do Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor de Fortaleza. Antes, a data-limite era o dia 22 (quarta-feira), mas aditivo estende o tempo de inscrições até 25/10.

Para uma readequação integral do cronograma, passa de 15 para 18 dias o tempo total destinado ao processo de habilitação. Em consequência, segundo consta no próprio aditivo publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Município, o novo prazo para análise das habilitações se estenderá de 26 a 28 próximos.

O núcleo gestor foi anunciado após polêmica aberta por entidades da sociedade civil que reclamavam da falta de participação nos debates sobre o Plano Diretor de Fortaleza, que deverá entrar em revisão em 2020. Uma minuta chegou a circular com uma proposta completa, até com direito de carta de encaminhamento ao presidente da Câmara, mas, a prefeitura, na época, explicou se tratar de iniciativa de uma setorial, sem refletor a posição oficial da gestão.

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) promete entregar ao Núcleo Gestor a condução real do processo, a partir de sua constituição. Segundo ele, a fórmula é mais importante do que o conteúdo em muitos casos, como este, o que daria força ao modelo que construiu e que garante participação das forças da sociedade no processo desde o seu início.

Uma comissão eleitoral, integrada por seis pessoas nomeadas pela prefeitura, definirá a seleção dos representantes de organizações da sociedade. No total, o Núcleo Gestor terá 30 membros, metade dos quais escolhidos entre os que se habilitarem em nome de movimentos populares e sociais.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?