Logo O POVO+
Alvo de investigação por candidatura "laranja", PSL apresenta chapa com 21 mulheres em Fortaleza
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Alvo de investigação por candidatura "laranja", PSL apresenta chapa com 21 mulheres em Fortaleza

Tipo Notícia
Heitor Freire foi reconduzido ao cargo de presidente estadual do PSL no Ceará (Foto: Agência Câmara)
Foto: Agência Câmara Heitor Freire foi reconduzido ao cargo de presidente estadual do PSL no Ceará

Alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de ter usado candidatas “laranjas” para desviar recursos públicos em 2018, o PSL no Ceará divulgou chapa com 65 nomes de postulantes para a Câmara de Vereadores em Fortaleza.

Entre os potenciais candidatos, estão 21 mulheres, o equivalente a 32,3% do total. O índice está pouco mais de dois pontos acima do exigido pela Justiça Eleitoral nas eleições de 2020.

Em todo o Ceará, a legenda soma 800 candidaturas, entre vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

Em junho deste ano, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão relativos à investigação que apura se houve desvio de R$ 151 mil recebidos pela candidata a deputada estadual Gislani Maia (PSL) dois anos atrás.

A postulante foi a única da legenda a se beneficiar de recursos repassados diretamente pela executiva nacional do partido. Sua cota superou inclusive o aporte à campanha do então candidato a deputado federal e hoje presidente estadual do PSL, Heitor Freire, que foi de R$ 50 mil – três vezes menos.

Às vésperas da eleição, a candidata gastou quantia alta em uma gráfica cuja capacidade técnica a impedia de atender à demanda alegada por Maia. A empresa também operava para Freire, com impressão de peças.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?