Logo O POVO+
Livros que fogem
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Livros que fogem

Tipo Crônica

Passo a manhã à procura de um livro. Reviro lombadas, afasto colunas inteiras, separo antigos de novos, mexo com o que estava assentado há meses ou anos, sujo as mãos com poeira e depois as lavo. Conservam-se ásperas mesmo depois de enxaguá-las com sabonete.

Não o encontro, embora tenha certeza de que está aqui. Talvez na sala, no quarto ao lado, na despensa sei que não porque já a vasculhei. É possível que o tenha emprestado, que o tenham roubado, que o tenham destruído? Tento lembrar de seus contornos, o título é uma pista, mas o nome é insuficiente, é material por demais resvaladiço. Num labirinto, o nome é de pouca valia. E o quarto tem se tornado como um círculo dentro de outro dentro de outro, espiralando-se ao infinito.

Ultimamente tenho perdido mais do que posso lembrar, então maldigo a desordem do quarto. Nenhuma disciplina ordena esses livros, nenhum protocolo de arrumação, cada qual disposto como convém, solto ao acaso, deixado de costas ou frente à própria sorte, enfiados em caixas remetidas por mim mesmo vindas de outro mundo. E aí, quando careço de achar o que preciso, levo horas agachando-me e levantando, suspendendo e devolvendo, numa coreografia que tem se repetido cada vez mais.

A filha se aproxima, o papai está procurando livro de novo, diz como se lamentasse, mas talvez já tenha se acostumado a essa imagem, o pai à procura desse livro que falta. Gosto de imaginá-la assim, projetando em mim uma natureza borgiana. Digo que sim, que procuro o livro perdido, e peço sua ajuda, ela se aborrece depois de cinco minutos e sai. Então começo a pensar que esse desarranjo é proposital, que mantenho o quarto nesse estado para que possa me perder à procura do que talvez encontre, talvez não, fazendo do desarranjo uma forma própria de leitura, como o labirinto da biblioteca ideal.

Me pergunto se há modelos próprios de disposição e catalogação que eliminem por completo o risco de perder-se, mas mesmo nesses casos é possível que o cartesiano das formas dissimule um abismo interno, as dobradiças do olhar evidentes apenas se viramos as páginas e encaramos mais de perto a morfologia dessa matéria viva.

Leia também | Confira outros textos de Henrique Araújo

Esse livro, por exemplo. Tenho certeza de que o tenho aqui, mas esse aqui é muito amplo quando se trata de situar um objeto no espaço e no tempo, ainda que diminuto como o do quarto neste hoje que é agora. Como detetive, procuro pegadas. Consigo recordar quando o comprei na livraria e o trouxe para cá, embalado na sacola, a nota contendo preço e horário, uma operação inscrita na memória como gesto entre o maquinal e o afetivo.

Vejo a mão tocando a superfície lilás e os olhos grudados na fonte impressa em corpo fino. Está por aqui, murmuro, como se o farejasse e o sentisse escondido, rindo num canto, feito um desses gatos de contos de fada que ficam à espreita numa brecha da casa. E logo desisto, adio para amanhã, talvez para quando acordar e de novo me colocar nessa posição assombrada de quem investiga.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?