Logo O POVO+
Brasil depois de Conká
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Brasil depois de Conká

Tipo Opinião

O que será do Brasil depois de Karol Conká? Me fiz essa pergunta ontem, agoniado entre uma aula remota da filha e o almoço, quando a saída da participante do BBB 21 eram favas contadas e, nas redes sociais, usuários tentavam adivinhar o percentual de rejeição da cantora, se 98% ou 99%.

Os mais otimistas chutavam 100%, o que equivale a pensar que mesmo a família da curitibana é favorável à sua eliminação do produto televisivo. Do ponto de vista dos negócios, não é nada implausível. Afinal, cada dia de KC lá dentro é um dígito a menos na sua conta bancária, segundo cálculos que encomendei ao ministro Paulo Guedes - por isso é bom desconfiar.

A esta altura, no entanto, se tudo tiver corrido como previsto (no Brasil de hoje nem tudo acontece como deveria acontecer com uma frequência assustadora), Conká deixou o programa e o país pode enfim respirar novamente, certo?

Tenho minhas dúvidas. Não sobre o chega pra lá na Conká, que de fato deve juntar os "panos de bunda", como dizia minha vó, e procurar outro rumo. Tenho dúvida mesmo é de que o assunto morrerá com a votação da exclusão da jogadora, como seria de se esperar.

Explico. O Brasil ama odiar. Somos movidos por esse sentimento mais do que qualquer outro. À falta de novelas, amar odiar a Karol foi o esporte nacional favorito da nação nas últimas quatro semanas, quando as ações reprováveis vistas na TV produziram raro consenso.

Leia também | Confira mais crônicas de Flávio Paiva, exclusivas para leitores do Vida&Arte

Da esquerda à direita, de Neymar ao apresentador de TV, de Ana Maria Braga a Daniela Mercury, todos se irmanaram de alguma maneira com a intenção de enxovalhar a "mamacita". Uma verdadeira frente ampla a favor do ódio. Houve um altíssimo investimento da audiência nesse afeto negativo que não deve se esgotar tão rapidamente. Isso é um palpite, não um desejo.

Por um mês, Conká mobilizou os sentimentos mais baixos de quem assistia ao programa e mesmo de quem apenas acompanhava os flashes ocasionais, num ou noutro vídeo. De repente, arrancá-la da casa tornou-se questão de vida ou morte, uma urgência nacional que se impôs à vacinação e ao auxílio emergencial.

Esqueçam imunizantes e as escaramuças do centrão, a intervenção na Petrobras e o caos no Acre: apenas tirem Karol daquele lugar, pelo amor de Deus!

Mas o brasileiro não tem maturidade para cultivar nada, muito menos o ódio, que, vira e mexe, descamba para a violência, assume escala imprevista e coloca a vida em risco.

Entre nós, essa métrica da civilidade é defeituosa, e o ódio saudável, esse que baliza as relações e cimenta a sociedade, uma irrealidade. Se odiamos, queremos naturalmente açoitar, desempregar e ameaçar, estendendo à família uma maldição que consumirá ao menos três gerações. Uma questão de animosidade, como costuma resumir KC.

Karol fala ao mais fundo da alma brasileira. É o nosso desrecalque. Como se reunisse o melhor e o pior num só corpo, o promissor e o fracassado, o moderno e o arcaico. É um exemplo de sucesso comercial e postura autoral, uma imagem que se projeta com vigor, mas que se esboroa facilmente porque o êxito pressupõe quase sempre relações de poder nas quais se exerce um domínio opressivo.

O Brasil ama odiar Karol porque Karol é o Brasil. Mas, como diz Caetano, Narciso acha feio o que não é espelho. No BBB, quando não gostamos do que vemos, tentamos nos convencer: é apenas um jogo, nada mais que isso.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?