Logo O POVO+
Mayra tem muito o que falar à CPI
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Mayra tem muito o que falar à CPI

Tipo Opinião
Ciro Gomes explica polêmica após vídeo em que faz fala sobre favela  (Foto:  AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Ciro Gomes explica polêmica após vídeo em que faz fala sobre favela

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mayra Pinheiro depõe hoje à CPI da Covid. A médica cearense tem muito o que falar aos senadores, e os parlamentares esperam ouvi-la sobre todo o resto que não esteja sob a proteção do habeas corpus que lhe foi concedido pelo STF, assegurando-lhe o direito de calar sobre o episódio de Manaus.

Fora isso, porém, há muito que ser explicado. Por exemplo, como a cloroquina se converteu no principal ativo do MS no combate à pandemia, substituindo políticas adotadas em outras nações e se impondo até mesmo à vacina.

Alcunhada de "capitã cloroquina" (a expressão talvez caísse melhor em Jair Bolsonaro, tanto pela patente quanto pela ênfase na defesa do medicamento), Mayra testemunha à comissão no pior momento para um governista no banco de depoentes. Primeiro porque Eduardo Pazuello, o ex-chefe, jogou a batata quente para o seu colo ao terceirizar responsabilidades, tais como a do aplicativo TrateCov, que prescrevia a substância até para bebês.

Segundo porque é possível que os senadores, irritados ante o espetáculo de negacionismo encenado pelo presidente e o ex-ministro da Saúde na "marcha da morte" no fim de semana, acabem por pressionar mais ainda a secretária, de modo a extrair dela o que não conseguiram do general, seja por inabilidade dos congressistas ou por esperteza do militar.

E, terceiro, porque Mayra chega à CPI em meio à possibilidade cada vez mais plausível de uma terceira onda da doença, cuja tragédia atingiu ontem a marca de 450 mil mortes, e sem perspectiva de uma aceleração no processo de imunização. Quantas dessas vidas poderiam ter sido poupadas se o Governo não houvesse negligenciado a vacina em favor de uma medicação comprovadamente ineficaz e de teses, como a da imunidade de rebanho, colhidas nos manuais de curandeirismo? É a essa pergunta que Mayra deve responder.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o presidente da República, Jair Bolsonaro, acenam a apoiadores
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o presidente da República, Jair Bolsonaro, acenam a apoiadores

Bolsonaro e Pazuello

Irregularidades em série convergem para o evento de "motocontágio" capitaneado por Bolsonaro e sua falange sobre duas rodas no último domingo, 23, no Rio de Janeiro. Desrespeito a medidas sanitárias aplicadas no estado, descaso com as 450 mil vítimas de Covid, desperdício de dinheiro público, assédio ao exercício da imprensa e, de quebra, a presença de um general da ativa em ato político-eleitoral, episódio quem sabe inédito na história recente do Brasil, ao menos desde a redemocratização. Isoladamente, cada uma dessas circunstâncias seria grave por si mesma. Juntas, dão a exata dimensão do abismo representado pelo governo e seu mandatário.

As pedras no caminho da 3ª via

Pesquisa da consultoria Atlas divulgada ontem e contratada pelo jornal "Valor Econômico" é um retrato das dificuldades do que se entende como terceira via eleitoral na disputa pela Presidência. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria ainda no primeiro turno no Ceará, alcançando 50,8% dos votos. Ciro Gomes (PDT) aparece com 23,2% e Jair Bolsonaro (sem partido), 22,1%.

Ciro: ajuste no discurso ainda não surtiu efeito
Foto: AURELIO ALVES
Ciro: ajuste no discurso ainda não surtiu efeito

Somada ao Datafolha recente, que também revela dianteira do petista, o largo caminho do meio, imaginado por um sem-número de postulantes a alternativa entre Lula e Bolsonaro, acaba se estreitando. Se há espaço ali, e as sondagens apontam que sim, nenhum dos nomes conseguiu até agora fisgar esse eleitorado arredio.

João Doria (PSDB) perdeu tração, Ciro fez uma correção de rota e de discurso ainda por ser captada e sem resultados práticos até agora, Sergio Moro e Luciano Huck são praticamente carta fora do baralho. Restam Henrique Mandetta, cujo partido, o DEM, vive um dilema. E Tasso Jereissati (PSDB), que vem performando bem nos levantamentos.

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?