Logo O POVO+
Camilo envia pacote de mensagens para a AL-CE nesta semana
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Camilo envia pacote de mensagens para a AL-CE nesta semana

Tipo Notícia
Governador Camilo Santana  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Governador Camilo Santana

A três semanas do fim do ano, o Governo do Estado prepara pacote de mensagens para tramitação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Entre elas, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece a receita e as despesas do ente estadual no ano seguinte.

Secretário da Casa Civil do Governo, Chagas Vieira afirma que o Abolição ainda discute “algumas questões e pontos, que serão definidos ao longo da semana”, sem entrar em detalhes.

Em 2020, a LOA, assim como outros projetos de lei de interesse do Executivo, foi votada no dia 22/12, último daquele exercício parlamentar. A previsão agora é que o Legislativo estenda seus trabalhos até o dia 23/12, entrando em recesso na sequência.

Sem votar e aprovar a LOA, contudo, a Casa não pode encerrar as atividades. A intenção é que não seja necessário convocar os deputados extraordinariamente e que os textos sejam analisados dentro do prazo normal.

Deputado de oposição, Renato Roseno (Psol) critica o pouco tempo que os parlamentares têm para apreciar as matérias que chegam do Executivo na reta final do ano.

“Tudo virou urgência. (O projeto) chega de manhã, é lido, aprova a urgência e vota no mesmo dia”, aponta o psolista.

Procurado pela reportagem, o líder do Governo na AL, deputado Julio Cesar Filho (Cidadania), disse que não iria comentar o conteúdo das matérias antes que as mensagens fossem protocoladas na Casa.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?