Logo O POVO+
Idilvan deve migrar para o PSB de Cid Gomes
Comentar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Idilvan deve migrar para o PSB de Cid Gomes

A base do Governo do Estado e aliados do ministro Camilo Santana até chegaram a exercer pressão para que deputados filiados ao PDT sigam na legenda em 2026, concorrendo pelo partido
Comentar
 O secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar (Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados)
Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados O secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar

À frente da pasta da Educação da gestão de Evandro Leitão em Fortaleza, o deputado federal Idilvan Alencar, ainda no PDT, deve migrar para o PSB do senador Cid Gomes até o ano que vem.

À coluna, um interlocutor do parlamentar afirmou que o pedetista de fato considerava permanecer no trabalhismo, mas decidiu seguir a liderança de Cid.

A base do Governo do Estado e aliados do ministro Camilo Santana até chegaram a exercer pressão para que deputados filiados ao PDT permaneçam na legenda em 2026, concorrendo pelo partido.

A intenção é evitar sangria da agremiação, desidratada após a saída de Cid, de Ciro Gomes (PSDB) e do grupo do ex-prefeito Roberto Cláudio (União Brasil).

Por outro lado, o senador e ex-governador pessebista também faz movimentos para assegurar que os nomes que lhe são mais próximos embarquem no PSB, de olho no fortalecimento da força partidária para 2026 e 2030.

Embora venha dizendo que não deseja concorrer a nada ano que vem, não é segredo que Cid se mantém com os radares voltados para a sucessão quatro anos depois.

Assim, em caso de vitória de Elmano de Freitas, a alternância de poder no pleito seguinte estaria garantida.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?