Logo O POVO+
TSE autoriza assinatura eletrônica para criação de partido; medida beneficia Bolsonaro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

TSE autoriza assinatura eletrônica para criação de partido; medida beneficia Bolsonaro

Tipo Notícia
Bolsonaro se sai muito bem entre empresários (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil Bolsonaro se sai muito bem entre empresários

Em sessão na noite desta terça-feira, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (4 votos a 3) autorizou a coleta de assinaturas eletrônicas para a criação de partido político no Brasil.

A decisão deve beneficiar o presidente Jair Bolsonaro, que se desfiliou do PSL para criar a Aliança pelo Brasil. São necessárias 500 mil assinaturas. Segundo o presidente, caso se mantivesse o sistema anterior, de levantamento e checagem manuais, o Aliança não seria criado a tempo de entrar na disputa eleitoral de 2020.

Com o cenário, o presidente prevê que o meio milhão de assinaturas seja conseguido em até um mês.

Pelas redes, deputados bolsonaristas comemoraram. Ainda ligado ao PSL, o estadual André Fernandes escreveu: “Agora que o TSE autorizou a coleta de assinaturas de forma digital para criação do Aliança pelo Brasil, quero saber: QUEM TAMBÉM VAI FAZER PARTE DO ÚNICO PARTIDO POLÍTICO 100% DE DIREITA?”

O parlamentar já anunciou que seguirá Bolsonaro na nova legenda. Além dele, o também pesselista Delegado Cavalcante deixa o ex-partido do presidente.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?