Logo O POVO+
Com divisões regionais, Brasileirões A2 e A3 começam neste final de semana
Foto de Iara Costa
clique para exibir bio do colunista

Jornalista e colunista de futebol feminino do Esportes do O POVO. Graduada em Jornalismo no Centro Universitário Sete de Setembro (Uni7). Já passou por assessorias de imprensa e foi repórter colaborativa da plataforma de notícias VAVEL Brasil

Iara Costa esportes

Com divisões regionais, Brasileirões A2 e A3 começam neste final de semana

Fortaleza e Menina Olímpica entram em campo no sábado, 11, diante de Udal-AL e União-RN, respectivamente, e Ceará joga diante do Botafogo-PB no domingo, 12
Alvinegras e Leoas disputam a Série A2 do Brasileirão Feminino.  (Foto: Samuel Andrade/Fortaleza EC)
Foto: Samuel Andrade/Fortaleza EC Alvinegras e Leoas disputam a Série A2 do Brasileirão Feminino.

Após quase um mês de atraso, os Brasileirões Femininos A2 e A3 se iniciam neste final de semana. Em novo formato, o A2 foi dividido em grupos regionais. Assim sendo, Ceará e Fortaleza ficaram no mesmo grupo, o C, em companhia de Uda-AL e Botafogo-PB. O inaugural A3 é todo montado em sistema mata-mata e desde o início das primeiras fases também é dividido em chaves regionais. Se passar do União-RN, a Menina Olímpica-CE enfrenta o melhor de CRB-AL e Vf4-PB. Na terceira fase, a equipe ainda pode enfrentar um time sergipano, baiano ou pernambucano. 

Esse estilo de divisão faz com que o torneio se torne menos cansativo de início pela distribuição das viagens, mas acaba por torná-lo menos justo, já que na A2, por exemplo, somente os dois melhores após seis jogos se classificam para a fase seguinte. Alguns times acabam por ficar em muita desvantagem em grupos mal equilibrados, como é o caso do chaveamento do Bahia, que divide espaço com os cariocas Botafogo, Fluminense e Vasco.

Em solo alencarino, a bola começa a rolar no sábado, 11, quando o Fortaleza recebe a Udal, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. No mesmo dia, pela terceira divisão, a Menina Olímpica vai até o Rio Grande do Norte, onde joga diante do União, no Frasqueirão. No dia seguinte, o Ceará faz sua primeira partida, diante do Botafogo-PB, também fora de casa. As Alvinegras jogam no Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba, às 15 horas.

Ao todo, a cidade de Fortaleza deve receber entre os dias 11 de junho e 23 de julho seis jogos de futebol feminino em ambas as divisões. Se Ceará e Fortaleza não migrarem os jogos do masculino para o PV — o que desencadearia em uma série de alterações em partidas nessa praça esportiva — é lá onde as seis partidas das Leoas e das Alvinegras irão ocorrer.

Os dois Clássicos-Rainha irão acontecer nos dias 19 de junho e 16 de julho. A Menina Olímpica ainda não definiu onde será seu jogo de volta, mas a coluna apurou que o time deve mandar a partida em algum estádio da capital. 

Memórias do futebol feminino cearense

Também colunista do O POVO, Karine Nascimento está em campanha para lançar a terceira tiragem do livro 'A verdadeira regra do impedimento'. A obra conta de maneira primorosa parte do até então esquecido passado do futebol feminino do nosso Estado. Os interessados em colaborar com a saída podem acessar o site www.edprimeirolugar.com.br/futebolfeminino para adquirir uma unidade do livro. 

Foto do Iara Costa

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?