Logo O POVO+
Deputada apresenta projeto que dispensa vacina contra Covid para entrada em igrejas
Foto de Ítalo Coriolano
clique para exibir bio do colunista

É editor digital de Política do O POVO e apresentador do programa Jogo Político, interessado no mundo do poder, seus bastidores e reflexos sobre a sociedade. Entende a política como algo que precisa ser incorporado e discutido por todos. Já foi repórter de Política e também editor da rádio O POVO CBN.

Deputada apresenta projeto que dispensa vacina contra Covid para entrada em igrejas

A proposta, de autoria da deputada Dra. Silvana (PL), prevê também que a lei, caso aprovada, "não será afetada ainda que na constância de decretação do estado de calamidade pelo Poder Executivo"
Igrejas católicas tem recebido fieis mediante ordem de chegada  (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Igrejas católicas tem recebido fieis mediante ordem de chegada

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 30, na Assembleia Legislativa um projeto de lei, de autoria da deputada Dra. Silvana (PL), que dispensa a obrigatoriedade de vacinação contra Covid-19 para a entrada e permanência em templos religiosos. A apresentação de teste negativo contra a doença também fica dispensada.

O parágrafo 4º da proposta prevê também que a lei, caso aprovada, "não será afetada ainda que na constância de decretação do estado de calamidade pelo Poder Executivo".

Entre as justificativas apresentadas pela parlamentar, a velha ladainha de que a Constituição garante "às instituições religiosas o livre exercício dos cultos e a proteção dos locais e suas liturgias". Ignora a deputada que o direito coletivo à saúde deve prevalecer sobre qualquer direito individual, que jamais será absoluto a depender das circunstâncias. E, sim, ainda estamos em uma pandemia.

Dra. Silvana toma ainda como exemplo um decreto assinado pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que obriga igrejas e templos, cujas celebrações tenham a presença de mais de 300 pessoas, a exigirem a apresentação dos comprovantes de vacinas ou resultado negativo de teste para Covid. Uma ótima ideia, aliás, que já poderia ser adotada pelo governador Camilo Santana (PT). Em nenhum momento isso "fere a liberdade de culto", como quer fazer entender a parlamentar. As pessoas poderão continuar frequentando esses espaços, agora em maior número, e preservando a vida do outro. Um ato de amor ao próximo, que alguns parecem esquecer diante da radicalidade política que assola o País.

Foto do Ítalo Coriolano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?