Logo O POVO+
Alimentação consciente: uma bandeira necessária!
Foto de Ivan Prado
clique para exibir bio do colunista

Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2009); Prochef pelo The Culinary Institute of America (2013). Pesquisador da gastronomia cearense é Autor do

Ivan Prado gastronomia

Alimentação consciente: uma bandeira necessária!

|saúde|
Tipo Opinião

Dizem que a saúde vem pela boca. Essa frase nunca fez tanto sentido quanto no momento que vivemos hoje.

Você já se perguntou de onde vem o alimento que está comendo? Geralmente não fazemos esse tipo de questionamento no dia a dia, mas saber como os alimentos são produzidos, qual o tipo de produção ou se são utilizados agrotóxicos, por exemplo, é de imensa importância.

Vamos lá! A primeira coisa que devemos saber é: qual a diferença entre um produto orgânico e um produto biodinâmico ou sazonal?

Para um produto ser chamado de orgânico no Brasil, seu produtor deve fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o que é possível somente se estiver certificado por um dos três mecanismos descritos a seguir:

Certificação por Auditoria - A concessão do selo SisOrg é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura. A avaliação obedece a procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além de requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.

Sistema Participativo de Garantia - Caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema (produtores, consumidores, técnicos e demais interessados). Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac) legalmente constituído.

Controle Social na Venda Direta - A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa organização de controle social cadastrada em órgão fiscalizador oficial.

A importância da certificação, além da garantia da qualidade do produto/serviço ao consumidor, está na regulamentação dos processos e tecnologias necessários para a manutenção de padrões éticos do movimento orgânico e credibilidade do produto e produtor.

Já na Agricultura Biodinâmica é o ser humano que conclui a criação a partir de suas intenções baseadas numa verdadeira cognição da natureza. Ele quer transformar sua fazenda ou sítio em um organismo em si, concluso e maximamente diversificado; um organismo do qual a partir de si mesmo seja capaz de produzir uma renovação. O sítio natural deve ser elevado a uma espécie de "individualidade agrícola". O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas, tais como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes. Caso o organismo agrícola ordene-se em torno desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e atinge-se a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos.

Já o conceito de sazonalidade é muito forte na agricultura, pois o clima determina as melhores épocas para plantio e colheita. Isso explica a razão de certos alimentos serem mais disponíveis, com melhor preço e qualidade, em determinadas épocas.

Sendo biodinâmico, orgânico ou sazonal devemos pensar em uma comida limpa e justa. Não podemos achar que o frango nasce numa bandeja na gôndola de supermercado. Devemos entender que uma boa alimentação nos deixa mais fortes e sadios e que podemos ser conscientes ao consumir produtos que não poluam o meio ambiente ou que causem menos impacto possível. Sejamos mais engajados e conscientes, isso não deve partir apenas de um chef ou restaurante, mas da sociedade, de você, da sua casa! A consciência constrói um futuro mais consciente e justo. Longevidade com saúde!

 

Foto do Ivan Prado

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?