Logo O POVO+
Comida com sabor de Brasil
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Comida com sabor de Brasil

Tipo Opinião
Costela de Porco defumada cozida no molho barbecue, acompanhado de fritas e farofa de ovos. O prato serve duas pessoas. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Costela de Porco defumada cozida no molho barbecue, acompanhado de fritas e farofa de ovos. O prato serve duas pessoas.

Vamos falar de um espaço gastronômico da nossa cidade que é o restaurante Engenho Dedé Fortaleza, que trouxe suas experiências de outras paragens como Manaus, Belém e Belo Horizonte. Instalou-se em Fortaleza dentro de um excelente espaço com salão de 240 lugares dentro do Shopping Iguatemi. "São quatro anos de atendimento ao público cearense e aos turistas que visitam a cidade. Não tivemos nenhuma dificuldade de adaptação. Temos o sentimento de que também somos dessa terra e mantemos o contato com nosso público consumidor sem nenhum tipo de distanciamento. Conseguimos entregar ao conviva uma culinária saborosa com estilo regional onde destacam-se pratos como a carne de sol que se posiciona em lugar muito especial, o joelho de porco que também se destaca como um prato preferencial e o tambaqui manauara que ocupa espaço de preferência no paladar do nossos clientes". Essa narrativa é feita pelo sócio operador do Engenho Dedé Fortaleza Daniel Moraes. Ele destaca a entrega realizada pelo Ifood e pelo sistema Bee. Daniel acredita e aposta que o empreendimento está em pleno desenvolvimento. Ele diz que esse novo modelo é complementar falando que o formato ele veio para ficar. "Mas, nós estamos sempre pensando e aplicando as medidas de segurança alimentar que são indispensáveis e propícias ao modelo de economia da atualidade. Essas implementações chegam ao mercado gastronômico para fixar e garantir a força de exceução dos empreendimentos", define Daniel.

Existem algumas novidades no mercado de gastronomia, que são divulgadas como algo muito importante para a sedimentação e para a distribuição, tanto dentro dos restaurantes quanto na sistemática de entrega. Porém, muitas são muito mais performáticas do que destinadas ao desenvolvimento mercadológico na atividade. O caráter profissionalizante, atualmente, permite que as inovações sejam bem recebidas e se estabeleçam quando produzem efeitos econômicos e geram movimento nas casas comerciais. Então, os adereços são formidáveis para conceituar na forma do marketing. Claro que têm sua importância dentro do segmento alimentar. Porém, os aprofundamentos da atualidade chegam muito mais próximos da realidade mercadológica. É preciso, por exemplo, estar preparado para o enfrentamento de uma crise como essa atual com a introdução de um vírus desconhecido. E como reação conseguir se adequar imediatamente às novas maneiras de entregar o produto fundamental da gastronomia, que é a alimentação substancial, saborosa e com a beleza estética que assume papel fundamental. Daniel Moraes diz que nesse momento existiu um impacto inicial. Porém, ele trouxe uma visão mais ampliada das necessidades mercadológicas e ao preparo interno da alimentação. Mais eficácia, rapidez e olho aberto tanto para o cliente interno quanto para o sistema de entrega que deve ser ágil e permitir conforto aquele que receberá o alimento", Essa declaração mostra que Daniel está com o olhar voltado para o entorno e para a realidade, produzindo uma ampliação que permite um atendimento com maior rapidez e presteza.

Engenho Dedé Fortaleza

Endereço: avenida Washington Soares, 85 (Shopping Iguatemi Expansão - 1º piso)
Aberto todos os dias das 10h às 22 horas, Ifood de 11h às 15 horas e das 18h às 21 horas de segundas às quintas-feiras, de sextas-feiras aos domingos o delivery funciona das 11h às 21 horas
Site: engenhodede.com.br

facebook: www.facebook.com/engenhodede
Instagran: @engenhodedefortaleza

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?