Logo O POVO+
Bistrô a Vin: Clássicos com toque de capricho
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Bistrô a Vin: Clássicos com toque de capricho

Tipo Opinião
Clássico da casa: filé au poivre (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Clássico da casa: filé au poivre

É muito importante quando se percebe que existem formas de você encarar momentos desafiadores trazer à realidade os aspectos positivos e, também, destinar sua criatividade e voltá-la para o lado propositivo. Assim fez Alan Guibert, que comanda o Bistrô a Vin. Quando ele percebeu os aspectos confusos da pandemia e que este momento seria difícil para a condução de seu restaurante, deu uma parada e pensou em trabalhar e facilitar a vida dos clientes criando elementos que pudessem fazer seus olhos brilhar quando chegassem até às mesas.

E, assim, o Alan partiu para as inovações, criando pratos novos para o cardápio, que fossem saborosos diferenciados e deliciosos, tais como o camarão na manteiga com ervas finas, pão baguete francesa original, serigado ao molho de limão, Lula América flambada no uísque com molho de tomate preparado com extrato de crustáceos e a deliciosa tábua mista, que chega à mesa com a metade de diferentes tipos de queijos e a outra metade com diversos estilos de embutidos. "Esses pratos vêm fazendo o maior sucesso juntos aos clientes. Claro, todos adoram novidades, mas mesmo assim os pratos que já eram pedidos no cardápio, permanecem sendo objeto de desejos dos comensais. O importante é você compreender o outro, aquele que está próximo e como ele gostaria de ser recebido no Bistrô a Vin quando retornasse as nossas mesas", define Alan. Os nossos clientes voltaram e encontraram a casa agradável, elegante, bem ao estilo de restaurante francês com bonitos quadros nas paredes, mesas de madeira escura e de excelente qualidade, o bom serviço bem feito e discreto, realizado tanto pela cozinha quanto pelos garçons no salão.

Alan Guibert comenta o sobre o projeto inicial feito a quatro anos e meio quando ele abriu as portas do Bistrô a Vin. Ele fala da sua percepção que era servir os petiscos variados acompanhados de taças de vinhos de diferentes rótulos. Isso seria ideal. "Assim fiz quando cheguei em 2015. Esse era o meu pensamento e comecei a realizá-lo. Mas, de repente, dei uma parada e percebi que poderia aumentar minha clientela abrindo um cardápio da culinária conceitualmente francesa. E assim fiz!

Leia também | Confira outras matérias da coluna Muito Prazer, de Ivonilo Praciano

Porém, continuo a ter as taças de vinho, porque o Bistrô a Vin também é especialista em ter no seu cardápio excelência nos rótulos que mantemos na casa". Nesse momento Alan entra com um cardápio ampliado que abriga pratos novos e diz que tudo é preparado sempre dentro do conceito da culinária francesa de excelente qualidade. Ele repete muito esse seu valor porque considera de suma importância. Durante esses cinco anos de casa aberta gosto que os antigos clientes encontrem no menu o que eles já admiravam e, ainda as novidades que venho sempre colocando para impactá-los. "Porém, sempre volto meu olhar para aqueles que vêm pela primeira vez.

Dedico a eles também uma atenção especial porque são novas pessoas que chegam às vezes indicadas e noutras porque passaram aqui na nossa frente despertaram a curiosidade e, ainda, por indicação". Para Alan sua carta de vinhos deve ter conteúdo. Para que isso aconteça, ele mantém rótulos do Brasil selecionados pala Dama dos Vinhos Brasileiros, Sílvia Rabelo. "Também tenho os vinhos argentinos, chilenos selecionados pela Brava. "Cada vinho somente é servido quando eu abro a carta provo e aprovo!", diz.

BISTRÔ A VIN

Onde: rua Ana Bilhar, 1496 - Varjota
Funcionamento: aberto de segundas-feiras aos sábados das 17h30min às 23 horas. Aos domingos à noite delivery
Telefone Whatsapp e para delivery aos domingos à noite: (85) 99742 6365

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?