Logo O POVO+
Suvaco de Cobra: Um espaço de charme e autenticidade
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Suvaco de Cobra: Um espaço de charme e autenticidade

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 18.08.2020: Restaurante Suvaco de Cobra, na Av. Professor Gmes de Matos.  (Foto: Thais Mesquita/O POVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 18.08.2020: Restaurante Suvaco de Cobra, na Av. Professor Gmes de Matos. (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

Uma história que é pura realidade na vida de um ex-fotógrafo profissional chamado Charton Nogueira. Ele descobriu, focando sua máquina nas comidas de diversos espaços gastronômicos, que esse era o seu novo projeto de vida. Charton conversando com a família sobre essa sua ideia, acabou percebendo, há 15 anos, que tudo poderia começar naquele corredor da casa paterna. O espaço foi cedido, mas o pai fez um adendo: você vai mesmo montar aqui nesse "suvaco de cobra". Charton, imediatamente, respondeu: "vou e o senhor acabou de dar o nome". Ele respondeu: "vixe Maria agora piorou muito".

A irmã tornou-se sócia do empreendimento e deixou somente há dois anos. Posso dizer que o chef Charton cresceu o restaurante e ampliou para o quintal, mas o corredor permanece com as mesas encostadas à parede. É muito criativo e simpático. Ele cozinha, apoia o serviço do salão e ainda distribui sua atenção e delicadeza a todos os presentes. Além, claro, de situar os pratos deliciosos, únicos, que chegam às mesas com o tempero mágico de Charton e as mesclas criadas pelo seu aprendizado, experiência e amor colocado em tudo que faz.

Sentar nas mesas do Suvaco de Cobra é fazer uma experimentação gastronômica dentro de um local aconchegante, simpático, que tem ainda uma fisionomia muito próximo de você estar fora de casa, mas num espaço que lhe recebe com o clima totalmente caseiro. A clientela do Suvaco de Cobra, segundo Charton, é oriunda de diversos bairros da cidade. "Nesses 15 anos, percebi que nossos clientes vêm porque admiram, principalmente, minha culinária e ainda se sentem muito aconchegados e felizes aqui dentro da casa. É um restaurante com todo o esquema necessário para o bom atendimento, serviço de mesa bonito e, me esmero na cozinha para encantar e sempre surpreender nossos convivas", declara o chef, que passou por alguns lugares com restaurantes de diferentes culinárias.

Leia também | Conheça mais sobre os chefs de restaurantes de Fortaleza na Coluna Muito Prazer

Essa maneira de estar presente em cozinhas diferentes em estilo, serviço e, mesmo com comidas, temperos e sabores muito especiais dá o toque especial. "Esse aprendizado foi fundamental para que primeiro eu escolhesse essa profissão e chegasse depois a deixar de vez a fotografia que eu adorava. Foi uma escolha muito difícil. Mas vi que minha paixão maior era e é a gastronomia". 

Suvaco de Cobra

Onde: avenida Professor Gomes de Matos, 406 - Montese
Horário de funcionamento: das 19h a 0 horas, de quartas-feiras aos domingos
Outras informações: 85 99213 7108
Facebook: suvacodecobra e chartonnogueira
Instagram: @suvacodecobra e @chartonnogueira

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?