Logo O POVO+
Sushis, sashimis e outras iguarias
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Sushis, sashimis e outras iguarias

Tipo Opinião
Temaki de Salmão (Foto: Thais Mesquita/O POVO)
Foto: Thais Mesquita/O POVO Temaki de Salmão

Quando recebo uma afirmação gosto de apreciar realmente o cardápio para perceber se aquilo que está sendo dito tem fundamentos basilares. Estive no Ryori Iguatemi para conversar sobre as novidades do menu de sushis e sashimis e outras iguarias que se encontram expostas no cardápio da casa. Recebi de Roney Santana, gerente, uma declaração feita com muita propriedade. "A culinária que é servida no Ryori é diferenciada devido ao alto padrão das iguarias orientais utilizadas na preparação dos pratos. Vamos buscar nossos ingredientes onde for possível como as vieiras, trufas, hoqqigi, foie gras, mix de ovas e outros temperos. Quando eles não são encontrados aqui no Brasil, digo quase sempre em São Paulo, mandamos vir do Japão contanto que não nos distanciemos da qualidade significativa do que servimos aos nossos comensais. Vou lhe dar uma ideia. Cerca de 40% dos nossos insumos são adquiridos fora", finaliza Roney. Outros valores levam o Ryori a fundamentar esses conceitos que são percebidos nos pratos apresentados no cardápio com opções variadas elaboradas para atender todos os públicos contemplando-os com um menu de sequência entre as entradas com onze itens. Nosso bate-papo se deu num clima bastante descontraído e muito profissional.

Esses itens servidos nas entradas são ceviche, um mix de peixes preparado com molho cítrico; o ebishin, uma trouxinha crocante de camarão; o sunomono, que traz a salada japonesa preparada com pepino. Os sushis hossomakis entregues aos comensais com salmão, camarão, atum, hot salmão, hot camarão. "O cliente adora esse sequência. São os temakis que vêm como uma espécie de rodízio onde o comensal tem a possiblidade de escolher as opções de sua preferência. Todos os nossos pratos são produzidos na ocasião do pedido. Eles chegam à mesa com o sabor e o frescor necessário ao nosso produto", define Roney Santana. Continuamos a viajar pelo cardápio do Ryori Iguatemi com sua diversidade e qualidade de produtos. Roney comenta que o Ryori tem diversos conceitos que regem o cardápio do espaço dedicado à culinária tipicamente japonesa. "A nossa sequência é servida nos jantares, de quarta a domingo, com os pratos a la carte e os combinados. Além das duplas de sushis, porções de sushis especiais, agregamos a esse serviço a culinária quente da nossa cozinha oriental". Mas, o cardápio não para de surpreender. Nele estão inseridos os domburi com um dos pratos mais tradicionais, o kameu, preparado com massa de trigo em calda especial com barriga de porco e ovo. "Não posso esquecer do y e os teppanyaky", finaliza Roney.

 

SERVIÇO

RYORI IGUATEMI

Localização: segundo Piso, lojas 770 e 772

Horário: de domingo a quinta-feira das 11h30 às 22 horas, às sexta-feira e aos sábados das 11h30 às 23 horas

Telefone para reserva almoço e jantar - (85) 3241-4683, instagran@restauranteryori, facebook:ryori

Cartões: Visa, Mastercard, American Express, Diners, Elo

 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 22-01-2020: Restaurante Ryori, recém inaugurado no iguatemi, com variedade de sequencia, pratos executivos e clássicos. Roney Santana (Foto: Thais Mesquita/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 22-01-2020: Restaurante Ryori, recém inaugurado no iguatemi, com variedade de sequencia, pratos executivos e clássicos. Roney Santana (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

PRAZER EM CONHECER

Roney Santana: o gerente da Casa é um carioca agitado muito competente. Ele comenta que fez um estudo aprofundado nos sushis para que pudesse trabalhar no Ryori e tivesse todo o conhecimento que apresenta aqui durante esta entrevista. Logo que ele chegou à Fortaleza foi trabalhar em um emprego público. Mas, pela sua agilidade e dinamismo, brinco dizendo que ele não poderia ter permanecido por muito tempo e, assim aconteceu. Roney partiu para a iniciativa privada passando por dois espaços gastronômicos da cidade e em seguida foi para o Ryori. Ele diz que está muito satisfeito porque está numa Casa de conceitos fundamentados e que permite ao profissional trabalhar mostrando realmente as suas habilidades.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 22-01-2020: Restaurante Ryori, recém inaugurado no iguatemi, com variedade de sequencia, pratos executivos e clássicos. (Foto: Thais Mesquita/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 22-01-2020: Restaurante Ryori, recém inaugurado no iguatemi, com variedade de sequencia, pratos executivos e clássicos. (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

AMBIENTE

O Ryori permanece uma casa muito bonita e gostosa de permanecer por muito tempo. Isso é algo muito importante para aqueles que vão degustar a culinária oriental que é servida no local gastronômico. Realmente é um estilo de culinária que precisa de relaxamento e apreciação. O espaço Ryori é elegante criado com cores ternas e também com a cor preta, que destaca realmente o aconchego existente no restaurante de culinária japonesa. As cadeiras são muito confortáveis e dentro do salão existem alguns nichos próprios para pequenas comemorações. O serviço permanece impecável como se estivéssemos em um restaurante aberto recentemente. Tudo acontece rápido e de forma elegante assim como é o espaço.

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?