Logo O POVO+
Um encontro com os sabores do Brasil
Foto de Ivonilo Praciano
clique para exibir bio do colunista

Ivonilo Praciano é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, escreve a coluna Muito Prazer, no O POVO. Também apresenta o programa Gastronomia e Vinhos, da Rádio O POVO/CBN. Além disso, é ator e cantor.

Ivonilo Praciano gastronomia

Um encontro com os sabores do Brasil

Tipo Opinião
Cocada com sorvete (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Cocada com sorvete

O Raiz Cozinha Brasileira é um espaço que foi pensado por uma versão cearense dos três mosqueteiros: Luís Câmara, Juvêncio Câmara e Gabriel Maia. Eles criaram um local onde o comensal se sente bem e confortável e elaboraram, durante um ano de imersão, o Raiz Cozinha Brasileira. A proposta era que o restaurante se destinasse a abrigar amigos e famílias que se juntassem para degustar culinária com um tom exato dos sabores brasileiros.  Luís e Juvêncio, que são primos, e Gabriel um grande amigo dos dois, quando pensaram no Raiz Cozinha Brasileira perceberam de imediato que era fundamental pensar em tudo com muito carinho e com os devidos fundamentos dentro da casa de repasto para firmar a imagem fora de suas portas.

Eles conseguiram transformar o espaço físico em algo vivo, com personalidade, elegância e muito bom gosto. Pergunto se eles divergiram muito até chegar à qualidade encontrada em todos os pontos que fortalecem um local gastronômico. "Nós tivemos divergências. Partimos para algo fundamental dentro de uma grande composição como essa: a democracia. Criamos nosso processo de votação. Isso foi muito bom porque quando fechávamos a questão partíamos para a execução. Então aceleramos o processo e com isso também reduzimos os custos. Equacionamos e conseguimos chegar à finalização com as nossas ideias e tudo muito bem equilibrado". Outro ponto de fundamental importância deveu-se a questão do estilo de culinária a ser servido. O desejo do trio de empreendedores tinha um forte objetivo: entregar ao seu público uma culinária que fosse cearense, porém que se identificasse com a cozinha do nosso País como um todo. "Chegou para nossa alegria o chef Abi Carlos. Ele se juntou ao trio e começamos a fazer nossas experimentações. A escolha estava começando a se sedimentar porque conseguimos colocar nossos conhecimentos e elaboramos o cardápio sempre respeitando as tradições da cozinha brasileira, prevalecendo uma culinária simples, com muito sabor e cuidados com os insumos. Todos devem ter excelente qualidade. Eles são um dos mais fortes fundamentos da nossa cozinha", conclui Luís Câmara. 

 

RAIZ COZINHA BRASILEIRA

Onde: Avenida Washington Soares, 3300

Outras informações: telefone: 3035 9999.

@raizcozinhabrasileira

Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira das 11h às 23h. Sextas-feiras e sábados das 11h a 0h

Cartões: Visa, Mastercard, Diners, Elo, American Express, Hipercard, Alelo, Sodex, VR. Nós atendemos o Ifood, Rappi e Ubereats.

 

Foto do Ivonilo Praciano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?