Logo O POVO+
Glossário cervejeiro
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Glossário cervejeiro

Tipo Opinião
Growler da cervejaria Kremer (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Growler da cervejaria Kremer

Rótulos e descrições sensoriais de cervejas artesanais podem, por vezes, apresentar termos históricos e técnicos um tanto desconhecidos para quem está começando a se aprofundar neste maravilhoso universo. Sabemos que isto pode, muitas vezes, gerar confusão, causando até mesmo estranheza ou rejeição por falta de conhecimento sobre os variados termos cervejeiros. Para tentar esclarecer algumas dessas nomenclaturas, montamos um pequeno glossário com os termos cervejeiros mais comumente encontrados por aí. Conheça a seguir alguns deles:

ABV: Sigla de Alcohol by Volume, "Álcool por Volume" em inglês. É definido como o volume em ml de etanol puro em 100 ml de uma solução a 20°C. Ou seja, uma cerveja com 10% de ABV contém 10 ml de etanol puro a cada 100 ml de cerveja.

Ale: Uma das famílias cervejeiras. Agrupa todos os estilos produzidos com leveduras Ale, também conhecidas como de alta fermentação.

Carbonatação: Teor de gás carbônico (dióxido de carbono - CO₂) presente na cerveja.

Dry Hopping: Trata-se da adição de lúpulo seco (por isso o termo "Dry Hop") nas etapas frias de produção.

Ésteres: Compostos químicos responsáveis pelos variados aromas frutados.

Growler: Garrafão para transporte de cerveja.

IBU: Sigla de International Bitterness Unit. É uma escala para medir o amargor nas cervejas.

Lager: Uma das famílias cervejeiras. As Lagers são também chamadas de cervejas de "baixa fermentação".

Off Flavor: Defeito sensorial encontrado nas cervejas devido à falhas de produção, armazenamento, transporte e/ou serviço.

Pint: Modelo de copo tradicionalmente utilizado em pubs ingleses.

Reinheitsgebot: Nome em alemão da Lei de Pureza Alemã, promulgada em 1516, que determinava que apenas três ingredientes eram permitidos na produção de cerveja: água, malte e lúpulo.

Session: São versões de qualquer estilo, mantendo-se as demais características como aromas e gostos, porém com teor alcoólico reduzido.

SRM: É uma das escalas mais utilizadas para medir a cor das cervejas atualmente.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?