Logo O POVO+
Muito além das "loiras geladas"
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Muito além das "loiras geladas"

Tipo Opinião
Cada tipo de cerveja pede um temperatura ideal para a apreciação perfeita de suas propriedades gustativas e sensoriais (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Foto: Getty Images/iStockphoto Cada tipo de cerveja pede um temperatura ideal para a apreciação perfeita de suas propriedades gustativas e sensoriais

"Cerveja é tudo igual o que importa é está gelada". Talvez esse seja o mantra mais ecoado pelas mesas de bares Brasil afora. Crescemos escutando isso de nossos avós, pais e até de grandes cervejarias. Tal ideia acabou se tornando parte do folclore cervejeiro brasileiro e uma espécie de dogma para consumidores da bebida. Muita gente não sabe, mas o universo das cervejas vai além das "loiras geladas": são mais de 130 estilos de cerveja, cada um com suas características e propostas diferentes, por isso não seria justo tratá-las da mesma maneira, e isso vale também para a temperatura de consumo.

Quer dizer que eu não posso consumir uma cerveja estupidamente gelada? Poder pode, mas em alguns casos você estará jogando no lixo todo o prazer gustativo que aquela cerveja gostaria de te oferecer. Isso acontece devido a alguns efeitos colaterais que uma temperatura muito baixa causa na cerveja. Um deles é a não formação da espuma, o que irá diminuir o aroma da cerveja. Isto por que os aromas são percebidos por causa de substâncias voláteis que evaporam junto com o gás.

Leia também | Leia mais informações sobre o mundo cervejeiro

Quanto mais gelada, menos espuma a cerveja forma, ou seja, menos evaporação acontece e menos aroma será notado. Consequentemente, menos sabor será percebido, afinal o gosto que sentimos é uma parceria entre nariz e boca… É tanto que quando não queremos sentir o sabor de um remédio ruim, o que fazemos? Tampamos nosso nariz.

Outro efeito que acontece é uma espécie de "tilt" que sua língua irá sofrer. As papilas gustativas irão adormecer e não irão captar os sabores da maneira adequada. Ou seja, você pouco aproveitará do real sabor da cerveja. É por esse motivo que descartamos aquela cerveja que estava tão boa gelada, mas que após alguns minutos esquentou na nossa mão e ficou intragável. Isso acontece porque começamos a perceber o sabor verdadeiro daquela cerveja, que na maioria dos casos foi feita apenas para refrescar sem maiores preocupações com o sabor. Eu até costumo dizer que quanto pior a cerveja, mais gelada ela deve ser consumida.

Mas como vou saber qual a temperatura para tantos estilos de cerveja? Neste caso vale seguir algumas regrinhas que não são 100% absolutas, mas que irão funcionar na maioria dos casos. A primeira é degustar cervejas mais claras ou menos alcoólicas em temperaturas mais baixas. Já as cervejas mais escuras ou mais alcoólicas, temperaturas mais elevadas, para melhor percepção dos seus aromas e sabores. A segunda é tentar se orientar pelo percentual de álcool, pois na maioria dos casos a temperatura ideal estará em até 3°C do teor alcoólico. Caso ainda bata algum tipo de insegurança, uma boa dica é procurar consumir sempre às temperaturas entre 4° e 10°C, tentando achar um ponto de intermédio no qual a bebida te agrade e satisfaça.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?