Logo O POVO+
Tim-tim: Frango com lata de cerveja, vamos fazer?
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Tim-tim: Frango com lata de cerveja, vamos fazer?

Tipo Opinião
Frango teve alta de preço e pressionou inflação (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Frango teve alta de preço e pressionou inflação

Para quem ainda não conhece, o Beer Can Chicken é uma excelente maneira de assar um frango, na grelha ou no forno, isso por que enquanto o frango vai tostando pelo lado de fora, o seu interior está sendo banhado com cerveja e vapor, mantendo a carne de frango maravilhosamente úmida. O resultado é um frango crocante por fora e macio e suculento por dentro. Para não deixar vocês apenas com água na boca, vamos compartilhar essa receita que é bem simples de fazer.

Ingredientes:

- 1 frango (entre 1,5 kg e 2 kg)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou outro óleo vegetal
- 1 lata de cerveja na temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 2 colheres de sopa picado folhas de tomilho fresco
- 1 colher de sopa de pimenta do reino

Rendimento: 4 porções

Modo de preparo

1. Prepare sua churrasqueira para o calor indireto, ou seja, coloque os carvões em um dos lados da grade, deixando o outro lado livre de brasas. Se você estiver usando um forno a gás, deixe ele à temperatura média.

2. Retire do pescoço e vísceras da cavidade do frango, se a galinha veio com eles. Esfregue o frango todo com azeite. Misture o sal, pimenta e tomilho em uma pequena tigela e polvilhe tudo sobre o frango.

3. Certifique-se que a cerveja esteja aberta, e apenas até metade (ou seja, beba a outra metade!).

4. Encaixe-o na lata aberta, de modo que o frango fique como se estivesse sentado na posição vertical, com a lata em sua cavidade, usando as pernas e lata de cerveja como um tripé para apoiar o frango na grelha e mantê-lo estável.

5. Leve ao fogo ou ao forno e o deixe lá por pelo menos uma hora. Um frango de geralmente 2 kg levará cerca de 1 hora e meia.

6. Transferir cuidadosamente o frango para uma bandeja ou panela. Isto porque existe uma lata de cerveja, e cerveja dentro dela estará muito quente. Uma maneira de fazer isso é deslizar uma espátula de metal sob a parte inferior da lata de cerveja. Use pinças para segurar a parte superior do frango. Retire o frango com a lata de cerveja e o deixe descansando por 10 minutos. Depois retire a lata com uma pinça e coloque o frango numa bandeja.

7. Agora é só apreciar, de preferência com uma boa cerveja.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?