Logo O POVO+
Cerveja & Queijos: uma combinação perfeita
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Cerveja & Queijos: uma combinação perfeita

Tipo Opinião
Queijos e cervejas: uma combinação que sempre cai bem (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Queijos e cervejas: uma combinação que sempre cai bem

Você deve ter ouvido falar que queijos harmonizam muito bem com vinhos, afinal, essa combinação é um clássico da culinária mundial. Mas você já tentou harmonizar cerveja e queijo? Considerada uma bebida versátil, a cerveja é tão interessante quanto, ou até melhor que o vinho quando o assunto é harmonização com queijo.

E essa combinação entre cerveja e queijo é fantástica por diversos motivos. O primeiro deles é a carbonatação, que tem o papel fundamental de limpar as papilas gustativas e de cortar a gordura do queijo.

O segundo motivo contempla o álcool, acidez e amargor da cerveja, que equilibram a cremosidade e toques amanteigados do queijo. Outro ponto em comum é que os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais, e assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte, de cevada e trigo, utilizados nas cervejas. Para finalizar, as cervejas nos contemplam com alguns aromas e sabores semelhantes aos dos queijos, como por exemplo, os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente mais presentes nos queijos mais curados.

Leia também | Confira mais dicas do mundo cervejeiro na coluna Tim-Tim

Dicas de harmonização:

Fruit Lambic e Queijo Brie: Este queijo combina com geleias e a cerveja assume este papel, comportando a acidez da fruta.

Bock e queijo Gouda: As notas adocicadas e amendoadas da cerveja, teor alcoólico levemente elevado, harmonizam com o maior teor de gordura do queijo.

Tripel e queijo Parmesão: Queijos bem gordurosos e salgados pedem cervejas com teor alcoólico e bom corpo. Cervejas adocicadas, como a tripel, harmonizam por contraste.

Stout e queijo Gorgonzola: Queijo gorduroso, intenso e salgado pede cerveja estruturada para harmonização. O salgado pede doçura ou torrefação e a gordura pede amargor ou álcool.

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?