Logo O POVO+
Hamburguer e cerveja?! Deu match!
Foto de João Filho
clique para exibir bio do colunista

Publicitário, especialista em Marketing , Mestre em Administração e Sommelier de cerveja. Desde 2013, atua na área de treinamento, consultoria e educação cervejeira, sendo pioneiro em Fortaleza. Foi professor da disciplina de cultura cervejeira na pós-graduação de gastronomia da Fanor, e é um dos idealizadores e professor do curso de Beer Sommelier do Senac/CE. É colunista de cervejas do O POVO s Sommelier de cervejas do quadro

João Filho gastronomia

Hamburguer e cerveja?! Deu match!

Tipo Notícia

Pão, carne e queijo é a combinação perfeita que ganhou espaço no paladar da freguesia de diversos restaurantes. Nascido da Alemanha, o prato ganhou o mundo e hoje é facilmente encontrado em terras brasileiras, onde ganhou variações com ingredientes e gourmetização. Por isso, a parceria entre hambúrguer e cerveja artesanal é muito apreciada. Particularmente, toda vez que eu penso em hambúrguer me vem à cabeça uma boa Red Ale para harmonizar. Eu gosto da doçura que o malte traz, da combinação desse “toque” de caramelo com o tostado da carne do hambúrguer. Mas não para por aí, existem inúmeras opções de harmonização, vamos conferir?

Tex-mex cheeseburguer,
Tex-mex cheeseburguer,

Cheeseburger

Simples e direto, o cheeseburger combina com uma American Pale Ale (APA), que tem amargor e alto frescor, limpa o paladar e tem uma potência similar ao lanche.

Hambúrguer com gorgonzola

Como o gorgonzola é salgado e cremoso, é preciso de um bom contraste para que a harmonização funcione. Cervejas com boa estrutura, teor alcoólico mais elevado e amargor bem presente são ideais. Uma Belgian Strong Ale, Strong Golden Ale, ou ainda uma Porter, ou Stout, são ótimas opções.

Cheesebacon
Cheesebacon

Hambúrguer com bacon

O corte suíno tem características salgadas, adocicadas e defumadas e deixa qualquer lanche delicioso. A dica aqui é o estilo Rauchbier que combina perfeitamente com o sabor defumado do bacon.

Hambúrguer com cheddar e cebola caramelizada

Geralmente servido em pão preto ou australiano, o estilo ideal para apreciar com esse hambúrguer é o Schwarzbier, com sabores e aromas que lembram caramelo e café e amargor médio-baixo.

Hambúrguer de costela

Esta receita diferenciada, além de muito suculenta, é ideal para quem aprecia sabores intensos. Para combinar, as IPA's vão bem com comidas gordurosas, pois ajudam a limpar o paladar.

Hambúrguer vegano do restaurante Le Gumis.
Hambúrguer vegano do restaurante Le Gumis.

Hambúrguer vegetariano

Para harmonizar com hambúrgueres vegetarianos, escolha uma boa Weissbier, com corpo baixo ou médio. Esse estilo alemão é leve e refrescante, e apresenta aromas de banana e especiarias, que vão complementar bem sua degustação.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Foto do João Filho

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?