Logo O POVO+
O Ceará que produz e bebe cachaça
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

O Ceará que produz e bebe cachaça

Hoje é o Dia Nacional da Cachaça - 13 de Setembro. Sim, hoje. É iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A propósito da efeméride, conforme o Anuário 2020, lançado em julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com dados referentes a 2019, o Ceará aparece em 11º lugar no ranking da quantidade de estabelecimentos produtores. Minas Gerais e São Paulo (pela ordem) lideram
Embaixada da Cachaça (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Embaixada da Cachaça

Fortaleza - Hoje é o Dia Nacional da Cachaça - 13 de Setembro. Sim, hoje. É iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A propósito da efeméride, conforme o Anuário 2020, lançado em julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com dados referentes a 2019, o Ceará aparece em 11º lugar no ranking da quantidade de estabelecimentos produtores. Minas Gerais e São Paulo (pela ordem) lideram.

Quanto à produção, São Paulo também puxa. O Ceará foi o Estado que mais perdeu posições em relação ao ano anterior. Era o segundo em 2018 e caiu para a sexta posição.

Na tabela de Registros de Estabelecimentos Produtores de Aguardente de cana por município, apenas quatro dos municípios que ficaram entre os dez primeiros em 2018 permaneceram no Top 10 do ano passado. Viçosa do Ceará (CE), Pinheiro Preto (SC), Castelo (ES) e Flores da Cunha (RS).

Leia a Coluna completa clicando aqui

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?