Logo O POVO+
O voo do primeiro caça Gripen brasileiro no País
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

O voo do primeiro caça Gripen brasileiro no País

O primeiro Gripen E Brasileiro, batizado de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu o primeiro voo no País nesta quinta-feira (24). O caça voou do aeroporto de Navegantes (SC) para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP); A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves terá início no Brasil
Tipo Notícia
O caça voou do aeroporto de Navegantes (SC) para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP); a parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos (Foto: DIVULGAÇÃO SAAB)
Foto: DIVULGAÇÃO SAAB O caça voou do aeroporto de Navegantes (SC) para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP); a parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos

Navegantes (SC) - O primeiro Gripen E Brasileiro, batizado de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu o primeiro voo no País nesta quinta-feira (24). O caça voou do aeroporto de Navegantes (SC) para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

A apresentação oficial da aeronave está prevista para o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro.

Micael Johansson, presidente e CEO da Saab, a sueca fabricante da aeronave de combate, diz que está seguindo o cronograma de entrega dos caças.

O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, disse que a Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa Gripen no Brasil e será responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves.

"Como parte da transferência de tecnologia o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate", afirmou em nota.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, aponta o aumento da capacidade operacional da FAB e destaca a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, define o F-39 Gripen como a espinha dorsal da Aviação de Caça.

Ensaios no Brasil e Suécia

A partir de agora o programa de ensaios irá incluir o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) na Embraer, em Gavião Peixoto (SP), que será integrado ao programa de ensaios que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017.

As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.

Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 - que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.

O Programa Gripen
A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos.

Um programa de transferência de tecnologia está sendo executado em um período de dez anos. 

Os caças brasileiros Gripen E/F são desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros.

A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves terá início no Brasil.

Os caças brasileiros Gripen E/F são desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros
Foto: DIVULGAÇÃO SAAB
Os caças brasileiros Gripen E/F são desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?