Logo O POVO+
Os destaques do Ceará no Enade
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Os destaques do Ceará no Enade

Estado reconhecido pela excelência na aprovação de concursos vestibulares pelo País, o Ceará teve destaques no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Tipo Notícia
Fachada da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto:  Evilázio Bezerra, em 28/1/2019)
Foto: Evilázio Bezerra, em 28/1/2019 Fachada da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fortaleza - Estado reconhecido pela excelência na aprovação de concursos vestibulares pelo País, o Ceará teve destaques no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é aplicado pelo Inep para avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação da prova ocorreu em 2004. A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

A próxima prova ocorreria em novembro, mas foi adiada para 2021 por conta da pandemia. Será aplicada para estudantes de 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, com foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins. Vejamos alguns destaques:

Engenharia

O Curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá ficou em 5° lugar do Brasil e 1° do Norte e Nordeste. O resultado foi festejado como grande feito. É uma das mais novas faculdades cearenses. Começou a operar em 2016. No mesmo ranking em Engenharia, também destaque para a Unichristus (17º) e Universidade de Fortaleza (Unifor), em 19º.

13 com nota máxima

A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou conceito máximo em 13 graduações no Enade de 2019, entre 26 cursos avaliados das áreas de saúde, agrárias, engenharias e arquitetura. Dois deles ainda receberam nota máxima contínua, maior valor possível no exame.

Receberam nota 5 os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Bacharelado (cursos Integral e Noturno), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil (de Fortaleza, Crateús e Russas), Engenharia de Produção (Russas), Farmácia, Fisioterapia, Medicina (Fortaleza) e Odontologia (Sobral).

Já as graduações avaliadas com conceito 4 são, ao todo, 11: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação (Quixadá), Engenharia Elétrica (de Fortaleza e Sobral), Engenharia Mecânica (de Fortaleza e Russas), Engenharia Química, Medicina (Sobral), Odontologia (Fortaleza) e Zootecnia. Apenas dois cursos apresentam conceito 3: ambos Engenharia de Computação, de Fortaleza e Sobral.

Metade com nota máxima

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) alcançou nota máxima em metade dos cursos avaliados. Quatro cursos: Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição. A Uece recebeu nota máxima (5) em Enfermagem e Nutrição e nota 4 em Medicina e Medicina Veterinária. Leia mais clicando aqui.

Medicina Unifor

Já o curso de Medicina da Unifor obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

O Conceito 5 no Enade coloca a graduação de Medicina da Unifor em terceiro lugar entre todas as instituições de ensino superior privadas do Brasil e em 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste.

Anualmente, o Enade avalia o desempenho de alunos por áreas do conhecimento. Em 2019, os grupos avaliados abrangeram os cursos das áreas da saúde e tecnologia. Além de Medicina e de Farmácia, com conceito 5, na Unifor as graduações de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, obtiveram nota 4.

Como funciona o Enade

A cada ano, um grupo é avaliado no Enade:

I: Bacharelado ou licenciatura em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias, arquitetura e urbanismo; cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

II: Bacharelado ou licenciatura em ciências biológicas; ciências exatas e da Terra; linguística, letras, artes e áreas afins; cursos tecnológicos em controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

III: Bacharelado em ciências sociais aplicadas e áreas afins; em ciências humanas (cursos que não sejam avaliados no âmbito das licenciaturas; cursos superiores de tecnologia em gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

São dois instrumentos de avaliação:

Prova sobre os conteúdos e habilidades desenvolvidos durante a graduação, formada por questões de formação geral (8 testes e 2 discursivas) e de conhecimentos específicos (27 testes e 3 discursivas);

E questionário de perfil dos alunos.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?