Logo O POVO+
Um indefensável no STF, segundo senador Eduardo Girão
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Um indefensável no STF, segundo senador Eduardo Girão

Tipo Análise

O senador Luís Eduardo Girão (Podemos-CE) foi, decerto, o mais duro crítico da indicação do desembargador Kássio Nunes Marques para a vaga a ser deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Celso de Mello. Kássio teve o nome aprovado e toma posse dia 5 de novembro, mas sem o voto do senador cearense.

Girão definiu a escolha pelo presidente Jair Bolsonaro como um equívoco. Para ele, o novo ministro vai reforçar no STF a maioria garantista do ponto de vista do direito, e também favorável ao aborto e contrária à prisão após a condenação em segunda instância.

"É indefensável esta indicação, que tem as digitais, sim, do 'centrão', que representa realmente essa política da troca de favores, de barganha, que está sempre ao lado do poder. Então parece que outros interesses estão motivando isso tudo, não sei se para proteger familiares... Há alguma coisa nesse sentido", afirmou Girão.

O senador ponderou não ser sua posição um ataque pessoal a Kássio Nunes. Diz se basear numa "questão de princípios". Ele considera que a indicação de um ministro do Supremo não deve servir como moeda de troca para negociações políticas, nem para reforçar o ativismo judicial.

TURISMO

O doméstico de sempre

O cenário para o turismo nos próximos meses no Ceará é mesmo doméstico. E é pra ser feliz. Como já seria antes da pandemia. o secretário do Turismo Arialdo Pinho, diz: "Janeiro até abril é a baixa estação do turismo do Exterior, é época de esqui e de trabalhar na Europa". O calendário tem alta de setembro a novembro. Já o mercado nacional se alimenta dos feriados, da segunda quinzena de dezembro a janeiro, mais o Carnaval e mais julho.

CENÁRIO

O tom do agro

O diretor da agrícola Itaueira, Tom Prado, avalia: com este câmbio atual, todo o agro de exportação continuará em expansão forte em 2021. No mercado interno haverá crescimento na demanda pelos alimentos mais saudáveis, notoriamente as frutas, legumes e verduras.

DE IMPACTO

Negócios B e descarbonizados

Clique aqui para baixar a imagem.

A diretora executiva do Sistema B Brasil, Francine Lemos, participa nesta sexta-feira do maior evento do mundo dedicado à inovação pela sustentabilidade, o Planetiers World Gathering. Ela é convidada do painel "Descarbonizando para um melhor futuro e o Movimento B Corp". O evento acontecerá de forma híbrida, com painéis presenciais e virtuais. Tem participantes de diversos países. A descarbonização da indústria e da sociedade é um tema central nos debates hoje. O painel terá, dentre outros, Marcelo Behar, vice Presidente da Natura. A transmissão será às 8h, horário de Brasília (12h em Lisboa), e será aberto ao público, mediante inscrição pelo site do Planetiers World Gathering.

LANÇA E ENTREGA

A cidade inteligente de Aquiraz

A Planet Smart City, empresa responsável pelas duas cidades inteligentes do Ceará, a Smart City Laguna e a Smart City Aquiraz, toca similar no Rio Grande do Norte. Ao longo de 2020, o número de lotes vendidos a pessoas de fora do Ceará aumentou 35%, segundo a CEO da empresa, Susanna Marchionni. A Smart City Aquiraz, na CE-040, será lançada para corretores ao tempo em que entrega a primeira etapa de 44 hectares. O evento acontece na terça-feira.

MENU

Mangue Azul tem 40 no time

O Restaurante Mangue Azul, aberto este mês na Dias da Rocha, aposta na alta gastronomia com insumos locais . À frente, André Bichucher. Ele começou a contratar pessoal ainda em 2019. Tem 40 profissionais no time. Fala em sabores do Ceará com técnicas francesas.

Horizontais

4x4 - A Troller, com fábrica em Horizonte (CE), conquistou a 19ª posição no ranking das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil em 2020, no segmento de empresas médias multinacionais.

Se eleito for - Renato Roseno (Psol) será sabatinado pelo presidente do Corecon-CE, Ricardo Coimbra, e pela vice, Silvana Parente. Às 18 horas, no Youtube do Corecon. Terá de explicar donde tirar dinheiro para as intenções.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?