Logo O POVO+
Projeto de Idilvan pede isenção para faltosos do Enem
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Projeto de Idilvan pede isenção para faltosos do Enem

O deputado federal Ildivan Alencar (PDT-CE) apresentou projeto de lei pedindo isenção no Enem para os alunos que faltaram no Enem passado. Muitos deixaram de fazer a prova por temer a aglomeração. A taxa custa R$ 85,00
Tipo Notícia
Deputado Idilvan Alencar encaminha pedido ao Ministério da Saúde para isenção do Enem 2021.  (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Deputado Idilvan Alencar encaminha pedido ao Ministério da Saúde para isenção do Enem 2021.

Fortaleza - O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) apresentou projeto de lei pedindo isenção da taxa de inscrição no Enem para os alunos que faltaram no exame passado. A taxa custa R$ 85,00.

No dia 19, Idilvan - coordenador da Comissão de Ensino Médio, Técnico e Profissional da Frente Mista para a Educação, havia protocolado requerimento ao Ministério da Educação (MEC) pedindo a isenção. O MEC havia negado a isenção para os faltosos.

"Nós pedimos ao MEC que reconsiderasse esse item do edital. É uma alteração simples que eles podem fazer. Não recebemos resposta. Por isso, protocolamos um Projeto de Lei para garantir esse direito aos estudantes. Esperamos que o Congresso seja mais sensível a essa pauta. Numa crise desse tamanho, você vai negar isenção da taxa a um estudante de baixa renda da escola pública porque ele não participou do ENEM do ano passado que aconteceu no meio da alta de casos da pandemia?", disse Idilvan.

O edital com as regras para isenção no Enem 2021 afirma que o benefício vale para candidato de baixa renda ou aluno da escola pública. Diz também que quem faltou à prova em 2020 precisa justificar a ausência.

No rol de razões aceitas, assalto, furto, casamento, morte de familiar e nascimento de filhos, por exemplo, mas ignora a falta por medo de contaminação por Covid-19.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?