Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
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Fortaleza - Das 30 instituições de ensino superior estaduais e municipais com oferta de cursos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a líder em oferta de cursos. Doze ao todo. Em número de alunos frequentando os cursos em 2021, com 3.233 estudantes, ficou em segundo. O número corresponde a 16,5% do total de alunos no Nordeste. Ocupa ainda a quarta posição em quantidade de polos em que atua. São 32.
Os dados estão em relatório da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O relatório faz a descrição das universidades estaduais e municipais na oferta de cursos na modalidade de educação a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/UAB - Capes – 2021. O documento apresenta um diagnóstico sobre a atuação das universidades em ações de educação a distância e em educação digital em rede.
Nos cursos de graduação a distância da UAB/Uece já houve a matrícula de 7.883 alunos distribuídos em 12 cursos e 32 polos. Também 3.838 alunos em 13 cursos de especialização desde a criação da UAB em 2006.
Mais de 300 professores formadores atuaram ou atuam nos cursos a distância da Uece, a quase totalidade possuindo titulação de mestrado e doutorado. Há cerca de 200 tutores nos ambientes virtuais e nos polos de apoio presencial.
O programa promete ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. No escopo, a prioridade é definida como "oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados".
Na apresentação, também mira a oferta de cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver sistema nacional de educação superior a distância.
Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.
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