Logo O POVO+
Quem não quer aula presencial
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Quem não quer aula presencial

A exigência pelas instituições de ensino superior no Ceará de atestado ou relatório médico dos alunos que preferem permanecer no ensino remoto causou ruidosa insatisfação em parte dos estudantes. Mas as empresas apenas seguem o decreto do governador camilo Santana (PT)
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL, 29-09-2015: Henrique Soárez, coordenador da Força Tarefa de retorno às aulas presenciais do Sinepe-CE (Foto: Tatiana Fortes/O POVO) (Foto: TATIANA FORTES)
Foto: TATIANA FORTES FORTALEZA, CE, BRASIL, 29-09-2015: Henrique Soárez, coordenador da Força Tarefa de retorno às aulas presenciais do Sinepe-CE (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)

A exigência pelas instituições de ensino superior no Ceará de atestado ou relatório médico dos alunos que preferem permanecer no ensino remoto causou ruidosa insatisfação em parte dos estudantes. Os insatisfeitos desejavam seguir estudando de casa. Na lista de argumentos, a alegativa de que a segunda dose deveria ser pré-condição. Ademais, consideram inconveniente reativar o ensino presencial a pouco tempo do final do ano letivo. Houve quem retornou ao município de origem e agora se vê em apuros para se mudar novamente para Fortaleza.

De todo modo, as faculdades, centros universitários e universidades privadas apenas seguem o último decreto do Governo do Estado sobre o retorno às aulas. O coordenador da Força Tarefa de retorno às aulas presenciais do sindicato do setor, o Sinepe, Henrique Soárez, pondera que a situação da pandemia é muito favorável ao retorno. Para ele, seguindo os protocolos, é seguro voltar.

Aliás, nas empresas do ramo, houve surpresa com o teor do decreto assinado pelo governador Camilo Santana (PT). Esperavam uma decisão até menos generosa com eles. No auge das restrições impostas pelo Governo, os empresários do setor articularam uma campanha publicitária e até carreatas (também ruidosas) para pressionar Camilo a ceder. Não adiantou. Agora é passado. Mas o episódio mostrou uma certa inabilidade para dialogar com o Palácio da Abolição. Ficou a lição de que o estilo Rio Branco é melhor do que o Aman

FEBRABAN

Na agenda da Faria Lima

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recebe hoje a visita do presidente do STF, Luiz Fux. Os bancos têm uma agenda com os três poderes. Desde o início do ano, já recebeu os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, do TSE, Luís Roberto Barroso, os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Tarcísio Gomes de Freitas (Infra), e Anderson Torres (Justiça), além do presidente do Bacen, Roberto Campos Neto. A reunião de hoje será às 12 horas, na sede. Fica na avenida Faria Lima. O encontro será fechado à imprensa.

FALTA POUCO

Beira Mar a 3% da conclusão

As obras da Beira Mar de Fortaleza já estão 97% concluídas, o que inclui os novos passeios, a ampliação da faixa de areia e o novo paisagismo da área, segundo o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias. No calçadão, já se veem os novos quiosques entregues, a substituir as barracas de outrora. A Prefeitura tem pressa com a nova Feirinha. Esta, aliás, motivo de polêmica pelo caráter permanente.

No mês de outubro, comparando com o desemprenho de 2020, a Gol projeta um crescimento de 15,3% e mira fortalecimento de rotas internacionais. Ao todo, a empresa espera 1.755 voos a mais em relação a outubro de 2020(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO No mês de outubro, comparando com o desemprenho de 2020, a Gol projeta um crescimento de 15,3% e mira fortalecimento de rotas internacionais. Ao todo, a empresa espera 1.755 voos a mais em relação a outubro de 2020

OUTUBRO

O nariz da Gol

A Gol Linhas Aéreas prevê 425 voos diários neste mês, 1.665 a mais em relação a outubro de 2020, com um crescimento de 15%. À medida em que há mais vacinados, a operação também avança. A malha deste mês retomou 68% da oferta, o período pré-pandemia, há dois anos. Houve aumento de 30% de assentos de São Paulo (CGH) para o Nordeste, mas sem Fortaleza dentre os destaques: Recife ( 52%), Salvador ( 40%) e Natal ( 22%).

Horizontais

Novata - A Caoa Chery encerrou setembro com 4.036 carros vendidos e 2,84% de market share (fatia de mercado). Atingiu assim a marca de 27.839 unidades comercializadas de janeiro a setembro - crescimento de 120% na comparação com o mesmo período do ano passado

Prêmio - A Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec) fará a 5ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação.

 

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?