Logo O POVO+
Pnad levanta furtos e roubos não registrados, além da sensação de segurança
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Pnad levanta furtos e roubos não registrados, além da sensação de segurança

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o IBGE vão medir a sensação de segurança do brasileiro. Dados de furtos e roubos que não foram comunicados aos órgãos oficiais de polícia e informações sobre sensação de segurança serão coletados com a população. O Ministério anuncia que a intenção elaborar políticas públicas. O levantamento compõe a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada no último dia 10
Imagem de apoio ilustrativo. Cerimônia de formatura de novos oficiais da PM (Foto: BÁRBARA MOIRA, em 19/10/2021)
Foto: BÁRBARA MOIRA, em 19/10/2021 Imagem de apoio ilustrativo. Cerimônia de formatura de novos oficiais da PM

Brasília - O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão medir a sensação de segurança do brasileiro. Dados de furtos e roubos que não foram comunicados aos órgãos oficiais de polícia e informações sobre sensação de segurança serão coletados com a população. O Ministério anuncia que a intenção elaborar políticas públicas. O levantamento compõe a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada no último dia 10.

A PNAD Contínua poderá oferecer a “taxa obscura”, a mostrar a diferença entre o número de crimes relatados e os não relatados à polícia.

Com o módulo de “Furtos e Roubos”, o Ministério pretende traçar um perfil das vítimas desses crimes nos últimos 12 meses no Brasil, sob o ponto de vista socioeconômico, e identificar o que os moradores têm feito em seus domicílios para se protegerem da violência e da criminalidade.

Já no módulo “Sensação de Segurança”, as informações coletadas permitirão a criação de indicadores que possam identificar serviços existentes, tais como iluminação pública, parques ou quadra de esporte, transporte público, policiamento, o grau de segurança em lugares e horários diversos e as mudanças de rotina por conta da insegurança.

Outro interesse da pesquisa é mensurar o grau de confiança da população em relação às instituições encarregadas, direta ou indiretamente, da segurança pública.

Ao final da coleta, será produzido um relatório que subsidiará o Ministério da Justiça e Segurança Pública na promoção de políticas públicas de prevenção e repressão aos temas abordados durante a pesquisa.

A Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP é responsável por coordenar a ação que deve ser finalizada no segundo semestre de 2022.

Para este projeto, o IBGE conta com cerca de 2 mil agentes de coleta que estão realizando entrevistas em 210 mil lares em todo o País. Na Região Nordeste, serão cerca de 69 mil domicílios visitados.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?