Logo O POVO+
Novo desabamento de marquise em prédio alerta para manutenção
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Novo desabamento de marquise em prédio alerta para manutenção

O desabamento de parte da estrutura da fachada de um edifício na rua Lígia Monte, no bairro Cocó, na tarde desta segunda-feira (18), menos de uma semana após a trágica morte do estudante Thiago Nery, 17, na última quinta-feira (14), pela queda de uma marquise, em São Paulo, chama a atenção para a manutenção

Fortaleza - O desabamento de parte da estrutura da fachada de um edifício na rua Lígia Monte, no bairro Cocó, na tarde desta segunda-feira (18), menos de uma semana após a trágica morte do estudante Thiago Nery, 17, na última quinta-feira (14), pela queda de uma marquise, em São Paulo, chama a atenção para a manutenção .

As marquises são um prolongamento da construção e, no mais das vezes, servem como cobertura e proteção para pedestres, veículos e para a fachada de prédios. As estruturas costumam ser em balanço (com apoio em apenas uma das extremidades), formadas na maioria delas por uma laje ou laje com vigas. O dimensionamento é calculado para suportar seu próprio peso, o revestimento e o sistema de impermeabilização.

 “Mesmo quando a marquise está em bom estado de conservação, é importante lembrar que elas não foram dimensionadas para suportar esforços adicionais. O seu uso inadequado, como a concentração de pessoas, alimentos e bebidas, como é visto no período carnavalesco, por exemplo, pode causar acidentes sérios a todos os envolvidos”, disse ao Blog o engenheiro civil Tibério Andrade, da Tecomat Engenharia,  um especialista no tema.

A situação se agrava por causa da falta de manutenção. Segundo ele, muito provavelmente as marquises de algumas cidades brasileiras devem apresentar maior ou menor intensidade problemas estruturais relacionados à corrosão nas armaduras, aumentando o risco de desabamento.

Ele adverte que a deterioração devido à corrosão das armaduras é de difícil detecção, pois estão posicionadas na região superior, o que torna difícil a sua visualização e a evolução do problema.

Em junho de 2015, a laje de um prédio localizado no cruzamento da avenida Pontes Vieira com a rua Capitão Gustavo, no bairro São João do Tauape, caiu. Foi de madrugada. Embaixo do local do acidente funcionava uma farmácia, que estava fechada na hora e ninguém se feriu. Relembre aqui

MANUTENÇÃO

Tibério sugere vistorias e manutenções periódicas nas marquises. “Esses serviços de manutenção podem contemplar uma simples limpeza e desobstrução de ralos, como a recuperação dos elementos estruturais, especialmente quando as armaduras estejam oxidadas”.

É importante que antes de qualquer intervenção seja feita uma vistoria por um profissional habilitado que possa avaliar os problemas existentes e o nível de intervenção a ser realizado.

“Essas vistorias não podem ser apenas através de uma inspeção visual. É necessário conhecer o seu projeto estrutural, caso exista, e também realizar ensaios para que se possa elaborar um diagnóstico do problema”.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?