Logo O POVO+
Peruas em extinção: Fiat encerra a Weekend para avançar com SUVs
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Peruas em extinção: Fiat encerra a Weekend para avançar com SUVs

Adeus também foi feito pra se dizer e a Fiat decidiu por fim à perua Weekend (ex-Palio Weekend). Para 2020, agenda três lançamentos no segmento de SUVs; veja a linha do tempo do modelo
Tipo Notícia
A última unidade da station wagon Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG)
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação A última unidade da station wagon Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG)

Betim (MG) - A última unidade da station wagon Weekend (ex-Palio Weekend) saiu da fábrica nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção pela Fiat, em Betim (MG). Sucumbiu ante a opção pelos utilitários esportivos (SUVs), uma tendência não apenas no Brasil.

A perua era focada nas famílias brasileiras e também frotistas. O porta-malas era apontado como o maior da da categoria, com 460 litros. A montadora italiana declarou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo.

“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou em nota Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.

Conforme a FCA já havia anunciado, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir deste ano. "Dois deles no segmento de SUVs”, disse Zola.

História

O Palio Weekend foi lançado no início de 1997. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior.

O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no Brasil.

A Fiat promoveu inovações ao longo da vida do modelo:

1999

Lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta.A linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada. Inaugurou a categoria conhecida por “off-road light”;

2001

Chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004

Outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008

Com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente, segundo a Fiat, inédito no mundo: um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilitava superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.

2008

Apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012

o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015

a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;

2020

Com a despedida do veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última station wagon do segmento.

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?