Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Betim (MG) - A última unidade da station wagon Weekend (ex-Palio Weekend) saiu da fábrica nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção pela Fiat, em Betim (MG). Sucumbiu ante a opção pelos utilitários esportivos (SUVs), uma tendência não apenas no Brasil.
A perua era focada nas famílias brasileiras e também frotistas. O porta-malas era apontado como o maior da da categoria, com 460 litros. A montadora italiana declarou a venda de mais de 530 mil unidades na história do modelo.
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou em nota Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
Conforme a FCA já havia anunciado, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir deste ano. "Dois deles no segmento de SUVs”, disse Zola.
História
O Palio Weekend foi lançado no início de 1997. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior.
O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no Brasil.
A Fiat promoveu inovações ao longo da vida do modelo:
1999
Lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta.A linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada. Inaugurou a categoria conhecida por “off-road light”;
2001
Chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004
Outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
2008
Com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente, segundo a Fiat, inédito no mundo: um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilitava superar condições adversas de terreno com mais desenvoltura.
2008
Apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;
2012
o modelo teve sua última modificação de estilo;
2015
a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend;
2020
Com a despedida do veículo, o mercado brasileiro deixa de ter a última station wagon do segmento.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.