Logo O POVO+
Saúde bucal: por que o setor vinha crescendo
Foto de Jocélio Leal
clique para exibir bio do colunista

Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará

Saúde bucal: por que o setor vinha crescendo

Levantamento do Sinog, a entidade das operadoras,confirma ser o Ceará um dos alicates desse resultado. Nos últimos cinco anos, o Estado aumentou em 62,24% o número de usuários. Já no primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 2,44% contra média nacional de 0,53%: depois da pandemia, é outro jogo
FORTALEZA, CE, BRASIL, 24-04-2016: Dra. Lilian Visco, dentista  do serviço de urgências Odontológico da UFC, que tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza.(Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO FORTALEZA, CE, BRASIL, 24-04-2016: Dra. Lilian Visco, dentista do serviço de urgências Odontológico da UFC, que tem parceria com a Prefeitura de Fortaleza.(Foto: Mauri Melo/O POVO).

Fortaleza - O mercado da saúde bucal tem a boca escancarada e cheia de dentes ante o desempenho do Nordeste. A região morde 9,38% da adesão a plano odontológico, com 5 milhões de usuários, perdendo apenas para o Sudeste, que tem 15 milhões. Este mês a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou há 26 milhões de brasileiros com algum tipo de plano do tipo.

Já levantamento do Sinog, a entidade das operadoras de planos odontológicos confirma ser o Ceará um dos alicates desse resultado. Nos últimos cinco anos, o Estado aumentou em 62,24% o número de usuários. Já no primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 2,44% contra média nacional de 0,53%.

Ceará tem 1 milhão

O Ceará chega a cerca de 1 milhão de usuários de planos odontológicos. Ok, os dados são positivos, mas não dá para saber como o segmento irá se comportar ao final da pandemia, avalia Marcos Novais, superintendente do Sinog.

Quem conhece o mercado sabe que o crescimento do setor no Brasil está atrelado à formalização, por conta do rigor maior da ANS. O crescimento em larga medida é formal, não apenas real. De todo modo, as operadoras de planos de saúde têm feito trabalho intenso de cross-selling na carteira própria (tinham muita saúde e pouca odontologia). Intermédica e Hapvida reforçaram isso, por exemplo, com preços agressivos.

O diretor da Odontoprev, Marcos Viveiros, vê muito espaço para crescer. "A aquisição da OdontoSystem pela Odontoprev mira em quem não tem plano ainda". Ele lembra que há ainda a busca de clientes de outras operadoras que não têm ainda um plano, até por preconceito.

Leia a Coluna completa aqui

Foto do Jocélio Leal

Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?