Logo O POVO+
Fortaleza, um cemitério de livrarias
Foto de Juliana Diniz
clique para exibir bio do colunista

Juliana Diniz é doutora em Direito pela USP e professora da Universidade Federal do Ceará. É editora do site bemdito.jor

Fortaleza, um cemitério de livrarias

Tipo Opinião

É sempre motivo de melancolia quando uma livraria anuncia que não resistiu ao estado da economia e, por isso, fechará as portas, como aconteceu nos últimos dias com a Livraria Cultura em Fortaleza. Quando uma livraria se vai, é uma comunidade que se despedaça, porque toda loja de vender livros é antes de tudo um ponto de encontro para seus leitores.

Digo isso porque meu luto pela Livraria Cultura foi vivido há mais tempo, quando a empresa encerrou as atividades em sua unidade de origem. Era um espaço enorme, com um pé direito generoso de onde pendia uma escultura de madeira em caracol. Aos pés do grande bicho, almofadas coloridas demarcavam a área das crianças, sempre ruidosa e povoada, estrategicamente posicionada ao lado dos livros de autoajuda, ciências ocultas e misticismo.

A livraria era um lugar acolhedor. Abrigava um bom auditório, onde muitos eventos culturais aconteceram confortavelmente. Suas prateleiras de madeira eram bem iluminadas e podia-se encontrar com relativa facilidade as sessões dos livros. Quem se serve com frequência deles sabe que é imperdoável a iniciativa de transformar prateleiras em sessões itinerantes que mudam sem anúncio.

Podia-se trabalhar por horas no seu café sem ser incomodado. Escrevi ali boa parte do romance que publiquei há alguns anos, pontual como tantos dos frequentadores vespertinos da livraria. A valiosa mesa de fundo era o lugar cativo de uma muito distinta confraria de acadêmicos que se reunia religiosamente tão logo o sol começasse a amansar.

Numa tarde de sorte, era possível trocar cumprimentos gentis com o professor Filomeno Moraes ou simplesmente reparar nos movimentos elegantes do bibliófilo Lúcio Alcântara e do sociólogo e professor Agamenon Bezerra. Era um prazer reparar de longe a cumplicidade antiga daquele grupo, tomando nota das suas sutilezas e me inspirando em sua dignidade.

Aquele abrigo de todos nós se foi, sem piedade, quando migrou para um shopping a fim de vender mais, despejando-nos. A nova loja abriu com muito alarde, anunciada como obra da arquitetos excepcionais.

Era iluminada por refletores multicoloridos que mudavam de cor e temperatura a cada segundo, tornando penosa a tarefa de ler uma página que fosse. Uma visita podia valer uma crise de labirintite ou de ansiedade, e devo ter ido uma dezena de vezes, vagando como alma penada à cata das sessões de livros organizadas por uma lógica insondável.

Um ar condicionado glacial gelava o mar de petróleo exibido em um telão afixado no alto, onde uma baleia solitária saltava de vez em quando. Houve dias em que, olhando para o poço sem fundo de espelhos instalado do centro da loja, me senti mais solitária e condenada que aquela baleia de pixels, caindo eternamente, sem um país das maravilhas para me esperar do outro lado.

A loja, por pior que fosse, se foi como tantas outras livrarias destinadas a definhar numa cidade pouco gentil, hostil à calma, à cultura e às rotinas constantes que pede a leitura dos livros. Uma cidade que ama o novo, o importado e o farsesco, insensível à sua memória e ao seu patrimônio, ignorante de seu passado, sem imagem clara de si que possa projetar para o futuro. n

 

Foto do Juliana Diniz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?