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Novo portal e muito trabalho pela frente
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Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O POVO há 20 anos. Atuou como repórter e editora do núcleo Cotidiano, que reunia as áreas de Ceará, Fortaleza, Ciência & Saúde e Esportes. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O POVO e editora-executiva do Digital e da editoria de Cidades. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela UFC.

Novo portal e muito trabalho pela frente

Após a mudança no desenho do portal O POVO, alguns erros persistem. Seja na área onde houve a atualização, seja na área de assinantes
Capa do portal na última sexta-feira, 13. Novo layout e mais informação ao leitor (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Capa do portal na última sexta-feira, 13. Novo layout e mais informação ao leitor

No dia 29 de julho, O POVO estreou o novo desenho do portal. Mais moderno, mais limpo, menos poluído, com menos cores. A mudança foi bem recebida. Dos leitores que entraram em contato comigo, a maior parte elogiou a novidade. Alguns se queixaram, mas destacaram também a necessidade de tempo para se acostumar. Bem o esperado para o momento. No dia da mudança, alguns bugs, como convencionamos chamar os erros relacionados à tecnologia, eram bem visíveis, como páginas quebradas e falha de carregamento. Que iam sendo resolvidos no decorrer do dia. O que considero natural.

Algumas críticas encaminhadas internamente, como a mudança do título da aba que divulga os vídeos - antes estava Ao Vivo e agora está mais direto e correto: Vídeo -, foram prontamente ajustadas. Não fazia sentido destacarmos "ao vivo" a algo que poderia ser produzido e editado como um vídeo no Youtube. Outro ganho que também considero importante em relação às mudanças foi a criação das páginas "infinitas". O leitor vai lendo a matéria e, abaixo dela, outras matérias são apresentadas. É um cardápio que chega mais facilmente à nossa audiência.

Mais de 15 dias após a mudança, infelizmente alguns probleminhas persistem. Sei que precisamos de um tempo para ajustes tecnológicos, mas considero ruim termos uma produção de excelência e nos esbarramos em problemas técnicos, como um corte de foto que não mostra a imagem correta ou a listagem de um colunista que deixa de ser atualizada. "De modo geral, sempre que há uma grande mudança no portal as semanas seguintes são marcadas por bugs e problemas. É um processo tenso mas, em certa medida, natural. É aquela coisa: transtorno momentâneo em nome de avanços de longo prazo", detalha Erick Guimarães, diretor de jornalismo do Grupo de Comunicação O POVO.

Erros persistem e devem ser corrigidos logo

Erick Guimarães destaca ainda que o processo está em andamento. "A julgar pela resposta que obtivemos dos nossos leitores até agora, a receptividade tem sido muito boa. Quanto aos bugs, eu diria que o processo vem registrando bem menos percalços que as mudanças anteriores", explica. Ele comenta que na última sexta-feira foram testadas, por exemplo, algumas variações de manchete e chamada na capa do portal O POVO. Eu acompanhei as mudanças e concordo quando ele destaca que essas alterações têm deixado a página mais dinâmica. "Mais uma vez (no momento desse teste), surgiram alguns problemas - a maioria deles já resolvidos. A boa notícia é que foram coisas tão pontuais e tão rapidamente resolvidas que foram pouquíssimos os alertas dos leitores", salienta.

De um apanhado geral de erros registrados nesses últimos dias, alguns não são da área geral do O POVO, onde foi feita a atualização. Alguns erros que ainda persistem são da área do O POVO Mais , espaço destinado aos nossos assinantes. O problema é que o leitor, muitas vezes, não vê diferença entre o portal geral (onde ocorreu a grande mudança de layout) e o OP+ . Quando há erro, é erro do O POVO. Portanto, deve-se ter um olhar atento para correção de rota, independente se está dentro do projeto do novo portal ou se está em outra área, como a do OP .

Entre os problemas relacionados ao portal, identificados por mim e por alguns leitores, destaco falhas com imagens. O corte de fotos é um deles. Muitas vezes fica completamente errado e/ou sem foco, principalmente na capa do OP . As fotos na listagem do jornal também são muito borradas.

Outra questão é a desatualização. Na última quinta-feira, a área da coluna do jornalista Eliomar de Lima ficou desatualizada desde às 18h do dia anterior, algo incomum para a produção deste colunista, conhecido por ter um trabalho intenso diariamente. O fato foi resolvido no fim da manhã. Listagem de podcast desatualizada também foi um dos pontos reclamados. Temos uma ótima produção que não estava listada na página. Prejuízo para o leitor que fica sem acesso ao material. Neste caso, a jornalista Fátima Sudário, editora-chefe do OP explicou que havia um problema técnico que foi resolvido no fim da semana.

Outro leitor destacou a falta de um link no cabeçalho do O POVO para levar diretamente ao OP . Na versão anterior, ficava no topo direito. Hoje, precisamos vasculhar o portal para entrar na capa do OP . Nosso trabalho também deve ser facilitar o acesso à nossa produção. Essa questão ainda não foi avaliada pela equipe responsável pelo digital.

Concordo com o diretor Erick Guimarães quando ele fala que tivemos uma transição tranquila. E isso é realmente positivo. Mas também precisamos acelerar o reparo no que ainda não está bem acabado, independente da plataforma. "De todo modo, registro que temos feito um monitoramento diário para identificação e correção de problemas - tanto no portal OP, como no OP . A estrutura que montamos em parceria com a área Digital prevê um processo contínuo de pequenas e frequentes melhorias, que você deverá acompanhar nos próximos meses", finaliza Guimarães. A expectativa é que tudo seja resolvido com rapidez. Eu e os leitores agradecemos.

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DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 14 HORAS

"A Ombudsman tem mandato de 1 ano, podendo ser renovado por acordo entre as partes. Tem status de editora, busca a mediação entre as diversas partes. Entre suas atribuições, faz a crítica das mídias do O POVO, sob a perspectiva da audiência, recebendo, verificando e encaminhando reclamações, sugestões ou elogios. Ela também chefia área editorial focada na experiência do leitor/assinante e que tem como meta manter e ajustar o equilíbrio jornalístico a partir das demandas recebidas e/ou percebidas. Tem estabilidade contratual para o exercício da função. Além da crítica semanal publicada, faz avaliação interna para os profissionais do O POVO".

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