Logo O POVO+
Programas de Apoio à Internacionalização de micro e pequenas empresas
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Programas de Apoio à Internacionalização de micro e pequenas empresas

Orientação e conhecimento são os primeiros passos ao decidir se tornar um exportador
Tipo Opinião
Homens de negócios com globo terrestre na mão (Foto: GettyImages/BraunS)
Foto: GettyImages/BraunS Homens de negócios com globo terrestre na mão

Para que o processo de exportação seja viável é recomendado analisar os investimentos envolvidos e a possibilidade de reduzi-los. Por exemplo, quando o estudo é sobre as operações logísticas de exportação é necessário conhecer meios de transporte, condições de estocagem e a própria distribuição de mercadorias no mercado de destino.

Importante conhecer as operações que compõem a cadeia de valor, e os seus respectivos custos.

Para a composição dos custos de exportação de um produto é valioso saber que o Brasil é signatário de acordos comerciais internacionais que ajudam a tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado exterior, além de reduzir a carga tributária no momento da entrada do produto no país-alvo.

Para auxiliar empresas de pequeno porte que possuem em sua estratégia empresarial a internacionalização, alguns programas e/ou projetos são relevantes para buscar os melhores resultados.

O PEIEX é um Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. No Ceará o projeto é executado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) através do Centro Internacional de Negócios (CIN).

O Programa possui metodologia própria e ajuda a responder dúvidas em relação à comercialização internacional, formação de preço do produto para outro país, benefícios da exportação e a muitas outras questões relacionadas à exportação.

Profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?