Logo O POVO+
Logística: Tendências e Impactos da Pandemia
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Logística: Tendências e Impactos da Pandemia

Tema é essencial quando se trata de internacionalização e precisa ser encarado com seriedade pelas empresas
Tipo Opinião
Para fortalecer e preparar as empresas brasileiras para o mercado internacional é essencial a organização e estabilização da logística global (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Para fortalecer e preparar as empresas brasileiras para o mercado internacional é essencial a organização e estabilização da logística global

O tema da logística é indispensável na área da internacionalização. Já foi, inclusive, pauta específica desta coluna. Para o comércio exterior, o fluxo logístico é utilizado de acordo com as metas da empresa em termos de competitividade. É o ponto forte na estratégia para vencer a acirrada concorrência internacional. A literatura sobre internacionalização de empresas descreve a estratégia logística como responsável pelo êxito da inserção internacional.

Considerando a relevância do tema, é oportuno informar que a 16ª edição da Expolog – Feira Internacional de Logística, vai acontecer nos dias 24 e 25 de novembro, em formato híbrido. A Expolog, sediada no Ceará, é maior evento de logística do Norte e Nordeste. A próxima edição deve superar 2 mil participantes.

A Feira apresenta como tema central “Logística Nacional e Internacional - Cenários e Desafios”. Com conteúdo inovador, a Expolog também irá discutir como a logística foi atingida pela crise sanitária e quais os efeitos da pandemia na cadeia. O assunto será abordado na palestra magna do evento, que terá como tema "Tendências da logística nacional e mundial no pós-pandemia".

Assuntos como: tecnologia e inovação na logística, temas jurídicos e regulatórios, transporte de cabotagem, logística verde, impactos da pandemia no fluxo logístico, portos, transporte terrestre e comércio exterior também serão abordados durante a realização do evento.

Após vinte meses do início da pandemia no Estado, as empresas passam por sérios problemas relacionados a disponibilidade de frete marítimo internacional e valor elevado de tarifas. Para fortalecer e preparar as empresas brasileiras para o mercado internacional é essencial a organização e estabilização da logística global.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?