Logo O POVO+
A Fiec e o Pacto Global da ONU
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

A Fiec e o Pacto Global da ONU

Ao aderir à maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, Federação destaca a indústria local na inovação de ideias e pontos de vista
Tipo Opinião
Pacto Global com a ONU (Foto: Miguel Á. Padriñán/Pixabay)
Foto: Miguel Á. Padriñán/Pixabay Pacto Global com a ONU

Em 2000, Kofi Annan, então Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), chamou as empresas para alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, além de desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Esse movimento foi oficializado como Pacto Global. Atualmente, é considerado a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Para Kofi Annan, “disseminar as boas práticas empresariais não era uma retórica para convertidos, mas sim um processo em passos curtos rumo a uma mudança profunda da gestão mundial de negócios.” Quem participa do Pacto Global assume inclusive a responsabilidade de cooperar para a conquista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Há quase sete anos, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, harmoniosamente, a Agenda 2030. O plano ação tem a duração de 2015 a 2030.

O Pacto Global é definido como uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A sede do Pacto Global é em Nova York.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), atenta à importância dos temas relacionados aos princípios universais, aderiu recentemente ao Pacto Global. A participação da Fiec está relacionada à proposição e implementação de parcerias com foco em sustentabilidade corporativa. Além disso, apoiará os parceiros de negócios do Pacto Global à medida em que inserirem e compartilharem seus esforços de sustentabilidade em seus negócios.

O Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, eleva a Federação à posição de uma instituição de vanguarda através da habitual inovação de ideias e pontos de vista. E ainda, impulsiona a Fiec a promover o potencial da comunidade empresarial como agente de transformação para apoiar a competitividade dos negócios na economia mundial.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?